Xiamen à conquista do mundo MICE
24-05-2017
Situada no sudeste chinês, Xiamen apresenta-se como uma cidade para todos. Conhecida como “the garden of the sea”, transpira beleza, cultura e tradição e aposta cada vez mais no sector da meetings industry – apresentando um leque de espaços e várias políticas de incentivo, de forma a conquistar o mundo MICE.
Na IT&CM China 2017, Lin Zheng, do Xiamen Municipal Bureau of Convention and Exhibition Affairs, sublinhou as grandes mais-valias da região: a localização privilegiada, a cultura inclusiva, o clima agradável, as facilidades para a indústria e os serviços administrativos eficientes. Uma cidade com incentivos competitivos e que ambiciona um maior desenvolvimento internacional. “Queremos ser globais e temos feito investimentos nesse sentido”, referiu a responsável.
Xiamen está no Top 10 dos destinos MICE na China e em 2016 foi considerado o melhor destino para conferências no país. Acolheu 230 eventos, 7.350 conferências com 1,65 milhões de participantes e gerou cerca de 36,55 mil milhões de RMB. Mas Xiamen quer ser mais e melhor, tornando-se num destino MICE exemplar.
Tem 17 locais de exposição e 100 meeting venues, com mais de 650 salas para reuniões e conferências. Entre esses espaços encontram-se o Xiamen International Conference & Exhibition Center (com uma área de exposição 150 mil metros quadrados e mais de 20 salas para reuniões e conferências), o Xiamen Culture & Arts Center (tem uma biblioteca, museu, galeria de arte e espaços para eventos e conferências, entre outros) e o People’s Hall of Xiamen (com auditório e salas para conferências e reuniões). Em construção está o Straits Tourism & Exhibition Center, que vai contar com quarto andares de exposição e várias salas funcionais. Tem ainda 19 hotéis cinco estrelas, 25 hotéis quatro estrelas, mais de 2.000 guest houses e ‘inns’ com cerca de 96.700 quartos.
Xiamen tem uma economia próspera, uma longa história, um património cultural rico e paisagens encantadoras. É por isso muito procurada por turistas e viajantes de negócios, que querem não só usufruir dos recursos MICE, mas também conhecer as principais atracções: a Gulangyu Islet, o Nanputuo Temple, os Wanshi Botanical Gardens ou o Yundang Lake… E isto sem falar da gastronomia típica, que também faz parte do plano estratégico. Precisa de mais motivos para visitar a região?
Maria João Leite*
*Viajou a convite da IT&CM China