IT&CM Asia: ações para tornar a indústria MICE mais sustentável

09-10-2023

# tags: MICE , Eventos , Dicas , IT&CM Asia , Sustentabilidade

A preocupação da indústria MICE em tornar-se cada vez mais verde não é nova, mas este é um tema que está sempre presente nos grandes eventos.

No decorrer da IT&CM Asia, que teve lugar em Banguecoque, no final de setembro, Daniel Chua, cofundador da MICEcarbon, deixou algumas ideias no sentido da descarbonização da indústria, na sessão ‘How MICE can Decarbonize’.

“Estamos conscientes das mudanças climáticas”, do aumento das temperaturas, da concentração de CO2, do aumento das emissões carbónicas… E também de algumas das suas causas, como é exemplo o transporte, que, no setor do turismo, é um dos principais fatores de emissões. De acordo com Daniel Chua, percebendo as causas é possível ajudar a indústria a tornar-se mais amiga do ambiente. E há várias formas de mitigar o problema.

Aos profissionais da indústria, Daniel Chua deixou alguns verbos para ação: repensar (sempre com foco na sustentabilidade, reavaliar todos os aspetos do planeamento e a real necessidade de utilização de alguns materiais), reduzir (evitar o desperdício é a principal ideia), reutilizar (armazenar os materiais dos stands, evitando coisas específicas e usando coisas mais genéricas para facilitar a reutilização, e pensar no reaproveitamento, por exemplo), reciclar (antecipar a forma como lidar com os resíduos, dando-lhes um novo propósito) e restaurar/reparar (evitar descartar, trabalhando com especialistas ou encontrando novos compradores).

Mas há mais. Com as letras da sigla MICE, Daniel Chua sugere mais medidas: medir (não é possível gerir o que não se conhece e há profissionais que podem ajudar na medição), incentivar (estar preparado e ver as oportunidades, como um melhor envolvimento de vendedores e compradores e também um impacto final com benefícios para a marca), compensar (compreendendo o projeto: transparente, rastreável, verificado) e educar (os organizadores de eventos estão no lugar ideal para aumentar a consciência sustentável entre fornecedores e clientes).

Para Daniel Chua, todas as ações sugeridas através dos verbos devem ser um procedimento operacional padrão para eventos futuros. Na sessão na IT&CM Asia, defendeu que os esforços coletivos podem ajudar a mitigar a crise climática.

*A jornalista viajou a convite da IT&CM Asia.

© Maria João Leite Redação