5G nos eventos

Opinião

16-03-2022

# tags: Eventos , Tecnologia

Com as campanhas de lançamento do 5G em Portugal, por parte das operadoras de telecomunicações, é impossível ainda não ter ouvido falar desta nova tecnologia.

Ao contrário de outras tecnologias em que éramos normalmente early adopters, devido aos atrasos e problemas que houve entre a ANACOM e as operadoras no leilão para o licenciamento do 5G, Portugal é um dos últimos países, senão mesmo o último, a lançar ofertas comerciais para o público.

Mas o que é que o 5G nos vai trazer em relação ao 4G?

MENOR LATÊNCIA

Tempos de resposta que, logo numa primeira fase, podem ser metade do 4G;

MAIOR LARGURA DE BANDA

Até 100 vezes superior ao 4G;

MAIOR COBERTURA DE REDE

Número de equipamentos conectados chega a um milhão por km2, especialmente aplicável a sensores e terminais de IoT (Internet das Coisas).

Nesta primeira fase, o utilizador tem acesso a velocidades próximas de 1 gigabit por segundo, com uma latência inferior ao 4G. Estas velocidades proporcionam uma experiência ‘instantânea’, permitindo ver vídeos 4K ou jogar num smartphone com uma performance similar às redes de fibra. Em ambientes ou aplicações empresariais, a velocidade e latência vão aumentar a capacidade produtiva e permitir maior mobilidade às equipas, garantindo acesso à cloud e a servidores ou aplicações internas em todo o lado, tal como na rede fixa.

O 5G é percecionado globalmente como uma das principais alavancas de recuperação económica do período pós‑covid, acelerando processos de transformação digital nos mais variados setores da indústria, onde se inclui obviamente a indústria dos eventos, permitindo inovações que ajudarão a dar um grande salto em frente.

Com a pandemia e os confinamentos, a indústria teve de reinventar‑se com eventos virtuais e híbridos, onde o streaming se tornou uma necessidade quase obrigatória, visto que os eventos que oferecem streaming podem aumentar o seu público‑alvo e ainda incluir grupos que, de outra forma, não poderiam comparecer, podendo fazê‑lo através de Zoom, Skype, Teams, Vcalls, etc.

Com o 5G será possível produzir um evento a partir de um local remoto sem acesso a fibra, e que com 4G não seria possível, mesmo com bonding (cartões de várias operadoras num único router somando a largura de banda disponível).

As aplicações e a tecnologia que estão a ser usadas atualmente poderão ser aprimoradas e outras, que não são possíveis atualmente, começarão a aparecer com o suporte desta rede extremamente rápida. Desde a pré‑encomenda de comida até à curadoria para uma melhor experiência do evento, os participantes do evento receberão eventos mais inteligentes e que podem ser acedidos através dos seus smartphones.

A segurança dos participantes em qualquer evento é um aspeto fundamental. As redes 5G suportarão uma maior conectividade entre a equipa de segurança, garantindo uma comunicação eficaz em caso de emergência. Os dispositivos podem ser otimizados para analisar as ameaças de segurança com mais facilidade e rapidez e, de seguida, a equipa de segurança pode ser enviada rapidamente para lidar com qualquer problema. Os participantes também terão opções mais rápidas e confiáveis para pedir ajuda, se necessário.

O 5G será particularmente útil em quaisquer áreas que exijam recolha e análise de grandes quantidades de dados. A segurança pode ser suportada por esse tipo de recolha de dados de alto nível, e a capacidade de responder rapidamente e de se comunicar com eficiência ajudará a manter a qualidade do evento.

A internet está rapidamente a tornar‑se inseparável de todos os aspetos do planeamento dos eventos, como recolha de dados, streaming, comunicação, segurança e inúmeras outras áreas. Uma das maiores reclamações entre os participantes de reuniões e eventos é o Wi‑Fi ser lento ou estar inacessível. O 5G tornará este problema obsoleto. Ter uma rede acessível, confiável e extremamente rápida ajudará a apoiar as tecnologias e processos atuais que ajudam a destacar os eventos e impulsionará a inovação com ideias novas e empolgantes para os eventos do futuro.

Espera‑se que o 5G possa contribuir para facilitar e massificar a adoção de inovações, tais como:

- Realidade virtual a 360 graus, como sejam a transmissão de eventos – permitindo, por exemplo, que o público experimente virtualmente a sensação de estar no palco num concerto musical transmitido em direto, ou ver um jogo de futebol da perspetiva do treinador da sua equipa no banco de suplentes;

‑ Realidade virtual social – combinando o streaming de realidade virtual com serviços de conversação multiponto, permite que o utilizador visualize e converse com pessoas que estejam fisicamente em diferentes locais (Metaverso do Facebook);

‑ Novas formas de publicidade ou de jogos online proporcionadas pela exponenciação sensorial da Internet, resultante da conjugação entre a menor latência e fatos hápticos (sensorizados).

‑ Sistemas sofisticados de entretenimento instalados a bordo dos automóveis com condução autónoma;

‑ Hologramas tridimensionais.

© Vítor Hugo Opinião

Consultor técnico

LinkedIn