O Apple Vision Pro mudará o mercado dos eventos?

Opinião

27-09-2023

# tags: Eventos , Tecnologia

Mais uma revolução na forma como os humanos passarão a interagir com a tecnologia.

A estratégia corporativa inteligente e assertiva, sempre me fascinou! E entre as tecnologias existentes, prefiro a RA – Realidade Aumentada ao invés da RV – Realidade Virtual. Porquê? Com a RA, é possível ver objetos digitais sendo adicionados ao mundo real.

Passamos a ver através e não para o produto! Isso rompe as barreiras entre o mundo real e o virtual.

Mas a RM – Realidade Mista é a minha preferida. É chamada por alguns como “um tipo de realidade aumentada muito mais imersiva” (1), que oferece uma riquíssima experiência tridimensional ancorando e interagindo com elementos digitais 3D no mundo real.

Ver os vídeos de lançamento do produto fez-me lembrar daquela icónica cena de Tom Cruise no filme Minority Report onde ele interage com as imagens que são projetadas à sua frente. Esta revolução foi nomeada pela Apple como a Era da Computação Espacial.

Foi lançado no dia 5 de junho de 2023 o Vision Pro, uma plataforma revolucionária de RA da Apple, que promete entregar experiências incrivelmente imersivas, personalizadas e com qualidade de som e imagem 3D sem precedentes até agora.

Ou seja, mistura e integra o mundo real com o mundo digital de forma simples e pessoal, sem perder o contato do que acontece ao seu redor e com fácil acesso e controle do que se deseja ver e no tamanho da imagem/vídeo que quiser visualizar.

Mas o que é o Vision Pro?

Eis algumas das suas características:

. Possui 12 câmaras, 5 sensores e 6 microfones.

. Oferece 23 milhões de pixels, mais do que uma televisão 4K para cada olho, além de sofisticado áudio com sensores que parecem que ele está a vir do ambiente em que estamos.

. Integra de forma fácil e simplificada com o iPhone, o iMac e demais devices e produtos Apple.

. Projeta conteúdos digitais ao seu redor com altíssima resolução.

. Navegação com o olhar.

. Dita comandos com a voz ou através de gestos de mão.

. Permite a abertura de múltiplas telas. Em qualquer lugar.

. Derruba os limite de display ou do tamanho das projeções.

. Não há mais isolamento, é possível ver o mundo real ao seu redor, enquanto interage com o mundo virtual.

. Inúmeros recursos de segurança do usuário.

Além da integração com todos os demais dispositivos da Apple, o Vision Pro permite que todos os seus arquivos e conteúdos possam ser visualizados e trabalhados apenas através dele.

O que o setor de eventos tem a ver com isso?

Será que lançamentos como este mudarão a forma como comunicamos, colaboramos, trabalhamos e nos entretemos?

A resposta não é SE, mas QUANDO.

Todo o evento é a foto representativa do momento histórico quando é realizado. Desta forma, são impactados por tudo o que acontece, incluindo a tecnologia.

E toda a ferramenta digital criada para facilitar atividades como aumento na produtividade, redução de custos, estreitamento no relacionamento entre pessoas e oferta de experiências intensas e criativas, inevitavelmente, torna-se objeto de desejo.

No caso do Vision Pro, o foco está direcionado para amantes e donos de dispositivos da marca, além de consumidores com alto poder aquisitivo, dado o seu elevado custo. Recomendo a leitura do post do Arthur Igreja que faz ótima análise da estratégia deste lançamento da Apple (2).

Apesar de ser direcionado para o topo da pirâmide de consumo e, consequentemente, um produto ainda para poucos, o seu lançamento marca um movimento significativo e muito representativo do desejo dos consumidores na atualidade. Ele mexe fortemente com as emoções e oferece praticidade e ampla aplicação, sem falar na simplicidade do uso e muito conforto.

Ao entregar ao mercado um produto tão disruptivo e envolvente, a Apple fornece a ferramenta que torna o usuário parte da ação e leva a interação a outro nível da experiência. O usuário tem a forte sensação e a profunda experiência de estar dentro do local do jogo ou do evento, mesmo estando dentro da sua própria casa. Isso “não tem preço”.

Ou seja, HAVERÁ impacto no mercado de eventos.

Se uma das mais fortes tendências em eventos já era o envolvimento do participante com o evento e as marcas, o Vision Pro fornece relevância e muita lenha na fogueira deste tópico para os eventos presenciais, virtuais e híbridos, através da produção de conteúdo digital de altíssima qualidade (chamada pela Apple the “conteúdo e som espacial”) ou de quaisquer atividades envolventes que mexam com as emoções.

Nenhuma tecnologia existente, nem mesmo o Vision Pro, consegue superar o que o evento presencial e a interação in loco com seres humanos reais podem oferecer. E isso ficou ainda mais forte no pós-pandemia.

Mas a tecnologia em eventos (event tech) também veio para ficar e para os tornar mais eficientes, mais modernos, mais lucrativos e muito mais interativos e envolventes. Aproveitar e integrar o melhor dos dois mundos, virtual e real, é a decisão mais sábia que pode tomar.

E já é realidade a perspectiva de termos uma “tecnologia invisível” que tira as telas entre o participante e o acesso ao mundo virtual, criada a partir de aplicação de AI – Inteligência Artificial. E assim, precisaremos de reimaginar a relação humano-tecnologia como a conhecemos agora e, também, como faremos o design dos nossos eventos a partir deste cenário.

Trabalhar com eventos hoje em dia, torna-se cada vez mais uma profissão que obriga a um alto nível de dedicação, eficiência, foco nos resultados, resiliência e constante aprendizagem e mente aberta para, até mesmo, reinventar a maneira como trabalhamos agora.

Está preparado para este mundo novo?



1. Realidade aumentada, virtual e mista. Você sabe diferenciar?

2. Ler


© Vanessa Martin Opinião

CEO da VM Consultoria e Pesquisas em Eventos

Linkedin