Quais são os principais tipos de eventos corporativos

04-07-2022

# tags: Eventos , Eventos corporativos

São vários os tipos de eventos corporativos. Os mais importantes são: comunicação, motivação, formação, networking e celebração.

As empresas normalmente recorrem a agências de eventos para os organizar. Aqui ficam alguns exemplos de tipos de eventos corporativos, embora as definições não sejam fechadas, variando por exemplo de mercado para mercado.

Workshops

São pequenos eventos de formação, destinados a um número limitado de pessoas, que servem para afinar estratégias, conhecer um produto ou serviço, experimentar. Requer a participação ativa dos participantes.

Seminários e conferências

São eventos que juntam os participantes num mesmo sítio, presencial ou virtualmente, e que normalmente apresentam vários oradores e apresentações. São boas oportunidades para networking e de chegar à audiência alvo. Podem durar um dia ou mais. Há várias empresas de eventos especializadas nesta tipologia de iniciativa.


© Tom Mumy ford por Pixaba

Convenção

A convenção é um evento maior do que uma conferência, e normalmente ocupa mais dias. Muito conhecidas são as convenções de vendas. São eventos bastante interativos, com menos informalidade do que, por exemplo, seminários e conferências.


Feiras

São mostras ou apresentações de produtos, dirigidas a um público profissional, ao público em geral, ou a ambos. Têm normalmente o objetivo de gerar leads, reforçar a notoriedade, fazer benchmarking à concorrência, apresentar novos produtos ou conceitos. Há empresas que aproveitam a presença em feiras para ativar a sua marca de forma original e inovadora.

Incentivos

Apesar de normalmente serem dirigidos às equipas de vendas, os incentivos podem contemplar outros departamentos das empresas. As viagens de incentivo são uma das formas de premiação mais estimulante, mas há outras atividades que têm cabimento nesta rubrica. As agências de eventos ou os departamentos in-house de eventos, neste caso, planeiam estas atividades, escolhem o local ou o destino, tratam de alojamento, transportes, alimentação, entre outras tarefas.

Team building

Sobretudo numa era pós-covid, e de teletrabalho, em muitos casos, reforçar o espírito de equipa e a moral são essenciais. E nada melhor do que fora do ambiente de trabalho. Se no passado, estes eventos tinham uma componente grande de divertimento, hoje em dia são mais sofisticados, tendo também uma vertente de aprendizagem, de competição, de treino. O papel das agências de eventos passa por definir o conceito, as dinâmicas e tratar de toda a logística.

Apresentação ou lançamento de produtos

Estes eventos podem ser internos ou externos. Um produto pode ser apresentado aos trabalhadores, sobretudo à equipa de vendas; ou ao consumidor em geral. Os eventos para o consumidor em geral podem inclusive gerar interesse mediático e por isso devem ser especialmente bem organizados.

Jantares/festas de Natal

Com a pandemia foram canceladas as festas de Natal na maioria das empresas, embora algumas tenham optado por uma versão virtual. Aqui a componente do entretenimento e de celebração leva vantagem. É também uma forma das empresas mostrarem o apreço pelos trabalhadores. As agências de eventos são muitas vezes chamadas a organizar este tipo de evento, conferindo-lhes mais impacto.

Roadshows

São eventos itinerantes, que servem para ativar a marca e criar notoriedade em várias localizações ou geografias.


Mais sobre eventos corporativos

O que são eventos corporativos e quais são os seus objetivos?

Eventos corporativos em Portugal

Exemplos de eventos corporativos

Tendências para eventos corporativos

Quais são os principais tipos de eventos corporativos