BTL 2024: "Aposta e modelo são para manter"

Reportagem

26-06-2023

# tags: BTL , Feiras , Turismo , Meetings Industry

A BTL vai regressar entre 28 de Fevereiro e 3 de Março de 2024, mantendo o mesmo modelo. A feira vai ter como destinos convidados os Açores e Coimbra.

A apresentação da BTL 2024 decorreu na zona exterior da FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, tendo contado com a presença do Comendador Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, Pedro Braga, deputy manager da FCE, e Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços.

Pedro Braga, deputy manager da Lisboa - Feiras Congressos e Eventos, empresa da Fundação AIP, sublinhou alguns números da última edição da BTL: 45.000 metros quadrados de exposição; 1.400 expositores; 75 destinos internacionais; 63.000 visitantes; 120 hosted buyers de 25 mercados emissores; 2.000 reuniões com 235 empresas. O representante da FCE descreveu a BTL como "o marketplace de excelência que junta a procura e a oferta, e se constitui como a maior e melhor montra da diversidade e qualidade da oferta turística".

Em relação ao futuro, Braga afirmou que "a aposta e o modelo são para manter" em 2024, com a posibilidade de introduzir melhorias e novos conteúdos. A edição de 2024 vai reforçar o foco no turismo cultural, sendo Aveiro a Cidade Convidada da BTL Cultural. O turismo religioso também vai estar em destaque, através de uma parceria com a Câmara Municipal de Ourém e com a Aciso.

Destinos convidados

Os Açores e Coimbra são os destinos nacionais convidados para a edição de 2024. Rosa Costa, directora da entidade regional de turismo dos Açores, afirmou que "o turismo dos Açores tem vindo a tomar um caminho interessante nos últimos anos, nós temos pautado por uma acção que está muito conectada com a sustentabilidade, somos um destino de Natureza e temos alguns desafios pela frente", explicando que, apesar da recuperação que culminou no melhor ano de sempre de 2022, "temos um grande desafio que continua a ser para nós a sazonalidade". Também o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, manifestou a "honra e orgulho de podermos ser o município convidado da próxima BTL". "O contributo que o turismo dá para o desenvolvimento do país é cada vez mais impactante, quase 20% do PIB, e nós sentimos que em Coimbra temos muito para dar ao crescimento do turismo nacional, e quando falo de Coimbra não falo da cidade, falo da região de Coimbra, e que temos muito para beneficiar do desenvolvimento do turismo". O autarca lembrou o recente concerto dos Coldplay que ajudou a mostrar Coimbra como “uma cidade cosmopolita, organizada e que sabe receber”.

Os premiados

O evento foi ainda marcado pela cerimónia de entrega de prémios que distinguem personalidades do setor do turismo. Os prémios personalidade BTL distinguem "profissionais do setor que cessam as funções que actualmente desempenham e cujo percurso profissional tem contribuído de forma notável e indiscutível para o desenvolvimento desta indústria". A cerimónia de entrega dos prémios, apresentada por Fernando Alvim, começou com Dália Palma, gestora-coordenadora da BTL, que atribuiu o prémio personalidade a João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve. O presidente cessante da entidade regional de Turismo do Centro, Pedro Machado, foi o outro vencedor desta distinção, bem como Silvia Mosquera, chief commercial and revenue officer da TAP. Filipe Silva, do conselho directivo do Turismo de Portugal, que não pode estar presente, foi outro dos premiados.

Um momento alto do evento foi quando o Comendador Rocha de Matos subiu ao palco para entregar o prémio a Luís Araújo, que entretanto cessou funções como presidente do Turismo de Portugal. Luís Araújo, no seu discurso, descreveu a sua visão em relação ao turismo, que vê como algo "inclusivo, aberto, que acolhe, que respeita, e principalmente que se constrói em conjunto, acho que foi isso e é isso que o Turismo de Portugal faz, e fico muito feliz por ter pertencido àquela casa durante algum tempo, fico muito feliz por saber que está em fantásticas mãos".

A menção honrosa para a categoria profissional nacional foi para a World2Meet, enquanto que o prémio profissional nacional foi para o Pestana Hotel Group. O prémio profissional internacional contou com duas menções honrosas, o Turismo da Tunísia, e para o estado de Alagoas, no Brasil.

O prémio público nacional foi entregue à CP - Comboios de Portugal. A distinção do público foi para o estado do Rio de Janeiro. A Câmara Municipal de Anadia recebeu a menção honrosa no prémio da categoria de criatividade. Já o Parque Biológico de Vinhais recebeu a menção honrosa na categoria de sustentabilidade. A Avis Rent-a-Car também recebeu uma menção honrosa na categoria de sustentabilidade, e na categoria inovação, a menção honrosa foi para a CIM Coimbra. O NEST - Centro de Inovação do Turismo recebeu a menção honrosa especial do júri.



João Canto