BTL quer duplicar área de wedding planners após sucesso da edição de 2025
30-06-2025
# tags: Lisboa , Eventos , BTL , Feiras , Turismo , Meetings Industry
A BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market quer duplicar a área de wedding planners na próxima edição, revelou à Event Point a gestora do evento, Dália Palma.
“A nossa ambição é duplicar a área de exposição do BTL Weddings, de forma a poder acolher mais oferta, quer a nível de espaços e equipamentos quer a nível de serviços”, revelou Dália Palma.
A gestora do evento falava à Event Point na passada quinta-feira, em Lisboa, no evento de lançamento da BTL 2026, que está marcada para entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março.
De que forma a BTL tem vindo a reforçar o seu papel enquanto plataforma de negócio e networking para os profissionais do setor MICE, em particular para quem organiza eventos corporativos, incentivos e congressos?
A BTL, como um todo e como plataforma de negócios no sector do turismo, tem alavancado o negócio ao nível de todos os players, de todos os segmentos. Na área da meeting industry, a BTL tem uma área que tem vindo a crescer de edição para edição, o que só mostra a importância da área dos eventos no nosso contexto e no nosso mercado. Por alguma razão, Portugal continua a subir enquanto país e Lisboa enquanto cidade no ranking de organização eventos internacionais. E a BTL tem feito o seu trabalho em promover estes players, estes parceiros e pô-los em contacto, fazer um matchmaking com os compradores internacionais que vêm à BTL, aos visitantes profissionais que vêm à procura de encontrar e de reunir com o nosso mercado.
Vêm à procura de soluções para os seus eventos e os seus congressos?
Sim, não só equipamentos, mas todos os serviços que compõem a cadeia de valor para quem pretende organizar o evento.
A BTL vai continuar a fazer eventos específicos dentro da feira para o MICE?
Sim, a BTL tem uma área que é a meeting industry, onde anualmente reúne um conjunto de empresas, seja cadeias hoteleiras, seja a área do catering, audiovisuais. Na edição passada, a BTL lançou uma nova área, muito focada nas wedding planners, o BTL Weddings, onde apresentava soluções para quem pretende organizar casamentos no nosso país e cada vez estamos a ser mais procurados por wedding planners internacionais para organizar os casamentos no nosso território.
Como é que correu? Vão repetir?
Correu muito bem, este ano pretendemos ampliar essa área. No fundo, a nossa ambição é duplicar a área de exposição do BTL Weddings, de forma a poder acolher mais oferta, quer a nível de espaços e equipamentos quer a nível de serviços.
Que novidades e formatos tem a BTL vindo a introduzir para tornar a visita mais relevante e eficaz para os profissionais de eventos que procuram novas ideias, parceiros e destinos?
A ambição da BTL é tornar a BTL cada vez mais atrativa pela oferta que apresenta, pela qualidade da oferta que apresenta na edição e, como é óbvio, acompanhar as tendências do mercado de forma a conseguir responder à procura de quem nos visita.
E especificamente para esta área dos eventos, dos profissionais dos eventos, existem áreas de debate onde eles possam ir procurar tendências, novas ideias e novos processos?
Sim, a BTL, para além da área de exposição, tem palcos temáticos onde decorrem conferências e talks sobre vários temas. A Event Point, anualmente, organiza um evento onde se debatem todos os desafios do setor, dos eventos da meeting industry.
Numa altura em que os eventos enfrentam desafios como a sustentabilidade, a tecnologia e a captação de talento, como é que a BTL está a refletir e a fomentar este debate dentro da feira?
A BTL tenta apresentar soluções, quer na área de exposição, quer na área dos conteúdos dos debates, para responder a essas necessidades. No que diz respeito à retenção de talento, a BTL lançou há duas edições a BTL Emprego, onde tenta reunir durante dois dias uma oferta alargada, de forma a atrair talentos que procuram ingressar no mercado de trabalho do setor do turismo e na área dos eventos, ou talentos que procuram novas oportunidades dentro deste setor. Relativamente às tecnologias, a BTL tem vindo a crescer na área dos serviços, onde a sua aposta tem sido em soluções tecnológicas que possam responder a estas necessidades do mercado.
E ao nível da sustentabilidade?
A BTL tem vindo a investir em conferências sobre o tema. E a BTL tem tido um cuidado cada vez maior com as soluções que apresenta em termos de construção de stands. Temos tido essa preocupação da sustentabilidade sempre presente.
Luís Canto