Pedro Braga: “Queremos consolidar a BTL e Lisboa como um hub internacional de turismo”
30-06-2025
# tags: Lisboa , Eventos , BTL , Feiras , Turismo , Meetings Industry
O diretor-geral de Eventos Próprios da Lisboa FCE, Pedro Braga, detalhou os objetivos da próxima edição da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market.
“O modelo e os conteúdos são para manter, sempre focados na qualidade e nos resultados que entregamos ao mercado”, começou por dizer Pedro Braga, antes de anunciar os objetivos da organização para a BTL 2026, que está marcada para entre os dias 25 de fevereiro e 1 de março.
A primeira ambição dos organizadores do evento é “consolidar a BTL e Lisboa como um hub internacional de turismo”, reforçando o seu papel “como plataforma de inovação” e fomentando “a sustentabilidade e inclusão no setor”.
A organização pretende “continuar a estimular negócios no segmento B2B” e “experiências imersivas e soluções para o consumidor no B2C”. Simultaneamente, os organizadores querem fomentar discussões sobre “as tendências globais de turismo”.
Pedro Braga sublinhou ainda que a BTL quer reforçar o seu programa de Hosted Buyers (compradores internacionais convidados), organizado em parceria com o Turismo de Portugal e a TAP, e aumentar o número de visitantes profissionais internacionais que visitam a BTL por iniciativa própria.
Sobre os desafios que resultam da falta de recursos humanos, o executivo anunciou que a Fundação AIP, a Nova SBE e a Porto Business School estão a desenvolver um estudo sobre o tema e pretendem apresentar algumas conclusões na próxima BTL.
O evento de apresentação da BTL 2026, que decorreu na passada quinta-feira na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, também ficou marcado pelo anúncio do Algarve como Destino Nacional Convidado e da Figueira da Foz como Município Convidado da próxima edição.
No evento, André Gomes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, sublinhou que a participação da região como Destino Nacional Convidado “será um palco para reafirmar a confiança do mercado português” e “desmistificar posições distorcidas sobre o destino”, que indicam que o Algarve é um destino caro, mas “não corresponde a uma análise factual”.
Pedro Santana Lopes, presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, garantiu que o município quer “surpreender e contribuir para que seja a melhor BTL de sempre”.
“Vamos procurar trazer para a BTL aquilo que é a Figueira de hoje, porque toda a gente já conhece o seu passado. Vamos trazer a riqueza, a beleza e a força dos nossos agentes turísticos e económicos”, anunciou Pedro Santana Lopes.
Luís Canto