BTL On

Dália Palma: “Temos tido cada vez mais destinos interessados em promover-se no nosso mercado"

Entrevista

07-02-2023

# tags: BTL , Feiras , Turismo , Turismo de Negócios

A diretora da BTL, Dália Palma, partilha com a Event Point as novidades e destaques da edição de 2023 da feira.

A menos de um mês da BTL 2023, Dália Palma, em entrevista à Event Point sublinha o facto de o evento ter atingido “quase 100% da taxa de ocupação da área coberta, o que é fantástico e temos áreas, nomeadamente a área internacional em que temos lista de espera”. Ter cada vez mais destinos internacionais é o objetivo da BTL e esta é uma área “que nos tem surpreendido e temos tido cada vez mais destinos interessados em promover-se no nosso mercado. Nós habitualmente aproveitamos a realização de feiras internacionais para apresentar a BTL, e esse trabalho tem tido resultados bastante positivos”, refere a responsável. Este ano o evento conta com 60 destinos internacionais, sendo a Tunísia o destino convidado. Uma curiosidade partilhada pela diretora da feira é a presença “em peso” das regiões espanholas, e o reforço da presença do Brasil.

Quanto aos destinos nacionais, a representatividade é grande, sendo que os convidados, este ano, são o Turismo do Centro e o município de Aveiro.


Como habitual, a BTL tem alguns segmentos da oferta turística em destaque. Este ano surge a novidade do segmento LGBTI+. “Estas áreas de destaque dentro da BTL surgem um bocadinho das tendências do mercado. Este ano decidimos apostar no LGBTI+, estamos a trabalhar com um parceiro que é a Variações e, neste espaço, para além da área de exposição, onde temos uma série de players com oferta turística direcionada para este segmento LGBTI+, teremos um palco com uma programação própria”, refere Dália Palma.

Também a meetings industry é contemplada enquanto área de destaque e é um segmento “em que nós temos vindo a apostar desde 2018”, reforça a responsável. Este ano contará com um conjunto de players que trabalha este setor. Além destas áreas temáticas, cada qual com conteúdos próprios, haverá um palco principal, o palco AVK, com uma série de conferências. “Este ano vamos ter conferências na área da inovação, na área da sustentabilidade e na área dos recursos humanos e formação. Uma delas em parceria com a Event Point focado nos recursos humanos e nos desafios que os organizadores de eventos e o setor dos eventos enfrenta na retenção de recursos humanos e de talentos”.

De realce ainda o programa de hosted buyers da feira, “cada vez mais focado nos segmentos presentes nos eventos”, afirma Dália Palma. “Este ano contamos com cerca de 120 hosted buyers, com origem em 26 mercados emissores. Este programa é desenvolvido pela organização da BTL, em parceria com o Turismo de Portugal e com a TAP”.

A BTL decorre de 1 a 5 de março, na FIL, em Lisboa.