Laos: foco na sustentabilidade e na promoção do destino

Entrevista

13-02-2026

# tags: MICE , Eventos , ATF , Ásia , Destinos , Sustentabilidade

O Laos aponta o foco para o turismo sustentável, para a promoção do destino e para a melhoria das infraestruturas e facilidades do país.

O turismo no Laos está em crescimento. O Laos acolheu, em 2025, um total de 4.580.709 visitantes, sendo a Tailândia (1.484.319 turistas), China (1.157.278), Vietname (1.129.109), Coreia (182.709) e Rússia (73.568) os cinco principais mercados.

Os números representam um aumento de 11% relativamente ao ano anterior, conforme deu conta Phouthone Dalalom, diretor-geral adjunto do departamento de Marketing e Promoção do Ministério da Cultura e Turismo do Laos, numa apresentação no ASEAN Tourism Forum 2026, que decorreu em Cebu, nas Filipinas, no final de janeiro.

“No ano anterior, o turismo melhorou porque acolhemos o ASEAN Tourism Forum em 2024 e, em seguida, também lançámos o ano Visit Lao 2024, o que significa que tivemos muitas atividades promocionais. Quando anunciamos e promovemos o nosso turismo em todo o mundo, conseguimos atrair mais visitantes. No ano passado, o número de visitantes ao Laos aumentou 11%, o que se deve à nossa campanha promocional e à nossa cooperação com os Estados-membros da ASEAN e outros países”, contou Phouthone Dalalom em entrevista à Event Point.

A indústria MICE faz parte da estratégia turística. Embora o MICE seja relativamente recente no país, “o governo do Laos tenta promover o turismo MICE também, porque este pode atrair mais grupos de visitantes de alto nível” – turistas que ficam mais dias no país e que têm gastos mais elevados.

No entanto, o responsável reconhece a necessidade de melhorar as infraestruturas do país, e construir novas, já que não há muitos venues para eventos MICE. O que existe cumpre as normas da ASEAN, mas há estruturas para vertentes como feiras, por exemplo, que precisam de ser mais desenvolvidas. Vang Vieng, na província de Vientiane, é considerada “adequada” para a indústria e fica apenas a uma hora da capital.

Estratégias de desenvolvimento turístico


O Plano de Desenvolvimento Turístico 2026-2030 do Laos engloba o desenvolvimento e a melhoria das infraestruturas e facilidades; a implementação de alguns padrões na gestão do turismo; a promoção e marketing do destino; o desenvolvimento dos recursos humanos, com formações e outras iniciativas; e a melhoria da cooperação nas parcerias público-privadas.

O turismo é um dos setores prioritários do Laos, para que possa contribuir para o desenvolvimento socioeconómico nacional, gerar receita e oportunidades de emprego. E o potencial turístico é muito. O Laos conta com quatro locais Património Mundial da UNESCO, 26 áreas nacionais protegidas, 2.410 atrações, atividades de aventura, turismo assente nas comunidades e gastronómico. O país soma 2.960 restaurantes e 3.447 alojamentos.

O foco está também no desenvolvimento de um turismo sustentável com base nos recursos culturais, naturais e históricos, bem como na promoção e conservação da cultura, das tradições e das artes.

“Esperamos que este ano haja um aumento superior a 10%”


As expectativas para este ano passam por manter a trajetória de crescimento do turismo no país. “Esperamos que, este ano, o turismo no Laos seja melhor do que em 2025. Como fizemos muitas atividades de promoção turística no ano passado, temos a certeza de que este ano o número de turistas será maior. E também tentamos promover cada vez mais. Pedimos também às embaixadas do Laos no estrangeiro que promovam o turismo no país. Além disso, tentamos continuar a participar em eventos turísticos. E esperamos que este ano haja um aumento superior a 10%”, conta Phouthone Dalalom à Event Point.

Para atrair mais visitantes aos Laos, há uma estratégia ao nível das relações públicas, que passa pela divulgação do turismo através dos meios de comunicação nacionais, incluindo televisão, rádio e jornais (também em inglês), pela promoção no site oficial de turismo (www.tourismlaos.org) e redes sociais; pela publicação de materiais turísticos (brochuras, guias, mapas, cartazes, etc.), pela produção de vários vídeos promocionais, pela organização de fam trips para youtubers e meios de comunicação nacionais e internacionais, e pela participação em feiras internacionais de turismo e roadshows.

 

 

*A jornalista viajou a convite da ATF 2026

© Maria João Leite Redação