Porto reconhecido nos prémios Meetings Star
16-02-2026
# tags: Prémios , Eventos , Conventa , Feiras , Ljubljana
Os prémios Meetings Star, organizados pela Conventa, premiaram os melhores destinos europeus no setor dos eventos. O Porto foi reconhecido.
O Porto obteve o 3º lugar na categoria L (destinos que podem receber até 2.000 congressistas) nos prémios Meeting Star, atribuídos durante a Conventa 2026. A organizou considerou o Porto “um destino bem conectado e culturalmente vibrante, com um perfil internacional em constante crescimento”. Segundo a Conventa a cidade “combina uma forte herança com infraestruturas modernas para reuniões, oferecendo uma variedade de locais flexíveis e um layout urbano compacto e de fácil acesso, apoiado por um aeroporto internacional”. O destino ficou reforçado com o acolhimento de grandes eventos globais, nomeadamente o congresso da ICCA, em 2025.
Os Meetings Star premeiam destinos em cinco categorias: XL, L, M, e S e Melhores Destinos na Nova Europa, selecionados de uma lista com 149 cidades. A metodologia de apuramento dos resultados vai além do número de eventos realizados nos destinos, avaliando igualmente as suas capacidades máximas, resiliência e as necessidades reais dos organizadores de eventos.
Comentando a seleção, Gorazd Cad, diretor da Conventa, afirmou: “A nossa avaliação não é apenas um exercício de benchmarking, mas, acima de tudo, uma ferramenta de desenvolvimento estratégico concebida para reforçar a competitividade a longo prazo de destinos individuais. Proporciona aos destinos uma perspetiva externa independente e profissional sobre a sua oferta global e incentiva ativamente a melhoria contínua, a inovação e a busca dos mais elevados padrões de excelência. Como um quadro sistemático e de longo prazo, a metodologia permite o acompanhamento consistente do progresso em critérios de avaliação individuais ao longo do tempo e uma comparação significativa com as melhores práticas internacionais. Os destinos adotam a nossa metodologia porque estão empenhados em aumentar a sua visibilidade, qualidade e competitividade — e porque aspiram a tornar-se ou permanecer competitivos a nível global.”
Categoria XL – Destinos que podem receber mais de 2.000 congressistas
Vencedor: Copenhaga, Dinamarca
2º lugar: Viena, Áustria
3º lugar: Amesterdão, Países Baixos
Categoria L – Destinos que podem receber até 2.000 congressistas
Vencedor: Cracóvia, Polónia
2º lugar: Liubliana, Eslovénia
3º lugar: Porto, Portugal
Categoria M – Destinos que podem receber até 1.200 congressistas
Vencedor: Portorose, Eslovénia
2º lugar: Dubrovnik, Croácia
3º lugar: Opatija, Croácia
Categoria S – Destinos que podem receber até 600 congressistas
Vencedor: Kitzbühel, Áustria
2º lugar: Zakopane, Polónia
3º lugar: Zell am See, Áustria
Melhores destinos na Nova Europa
Vencedor: Praga, República Checa
2º lugar ex-aequo: Atenas, Grécia e Budapeste, Hungria
3º lugar: Varsóvia, Polónia
A Conventa decorreu de 10 a 12 de fevereiro, em Liubliana, na Eslovénia.
* Viajou a convite da Conventa
© Cláudia Coutinho de Sousa Redação
Editora
