Algarve: dicas para tornar a região mais sustentável

20-12-2022

# tags: Hotelaria , Restauração , Algarve , Dicas , Turismo , Golfe , Animação Turística , Sustentabilidade

O Turismo do Algarve apresenta uma nova campanha com dicas para profissionais do setor do turismo, no sentido de tornar a região mais sustentável.

Com o lema ‘Destino com Futuro – Algarve, é tempo de cuidar’, a campanha sugere ações simples, mas com importantes contributos na redução da pegada carbónica e dos consumos energéticos. Consciência ambiental aliada à consciência empresarial é o mote que dá corpo criativo à comunicação da campanha, que decorre até 23 de dezembro.

A campanha consiste na apresentação de um site com dicas eco-friendly, na produção de vídeos para as redes sociais – dedicados às áreas do alojamento, restauração, golfe e animação turística – e em inserções na imprensa especializada.

Substituir a iluminação convencional por lâmpadas LED, optar por espécies endógenas nos jardins, criar menus sazonais e com produtos locais, investir em tecnologia que permita poupar água, plantar relva adequada ao clima da região ou fazer a separação dos resíduos produzidos são alguns dos quase 50 conselhos práticos para quem trabalha na área do alojamento, do golfe, da restauração e da animação turística, sublinha o Turismo do Algarve.

“Com esta ação de comunicação, focada nos desafios das alterações climáticas, pretendemos mobilizar os profissionais do setor para uma tendência que veio para ficar: a de que ao se constituírem como agentes de defesa do ambiente, estão simultaneamente a potenciar o seu próprio negócio. De facto, a procura é cada vez mais marcada pela exigência de turistas com consciência ambiental, que só irão comprar produtos ou serviços de empresas responsáveis”, refere João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, em nota de imprensa.

Esta é a segunda campanha desenvolvida pelo Turismo do Algarve integrada no projeto AwK – Adaptation with Knowledge, Climate Change, que tem como principal objetivo melhorar a resiliência e a capacidade de resposta do Algarve face às alterações climáticas. Como o mote ‘A Natureza não tira férias”, a primeira campanha foi lançada no verão passado, com vista à sensibilização dos turistas.

A criação das campanhas é da responsabilidade da agência Comunica.me. As campanhas, que têm a assinatura ‘Algarve, é tempo de cuidar’, apelam à tomada de ação. A abelha, símbolo de trabalho e sustentabilidade, é o elemento gráfico de ligação à primeira fase da campanha.