AM Experience Group obtém certificação de eventos sustentáveis

Notícias

27-04-2022

# tags: Entretenimento , Eventos , Empresas , Sustentabilidade , Experiências

O grupo reutilizou 50% dos materiais utilizados em espetáculos, iluminações e decorações em projetos em Portugal, Espanha e Andorra.

O AM Experience Group, grupo especializado em criar experiências de entretenimento familiares, recebeu as certificações ISO 9001, 14001, 45001 e 20121, sendo certificada para a realização de eventos sustentáveis. Segurança no trabalho, contratação de fornecedores locais, reutilização e reciclagem dos materiais usados, responsabilidade social são algumas das medidas implementadas no grupo.

A implementação de um sistema de gestão de eventos sustentáveis assenta nos pilares ambiental, social e económico do grupo, pelo que, para cada um deles, foram desenvolvidas ações não só para responder aos requisitos da norma ISO 20121, como para permitir o enraizamento de uma cultura de sustentabilidade na organização e nas comunidades em que os eventos são integrados, explica o grupo em nota de imprensa.

E exemplifica: a AM Live, empresa do grupo que é responsável por produções como ‘A Nova Cinderela no Gelo’, promoveu a distribuição gratuita de ingressos a associações locais de apoio a crianças carenciadas, acessos para pessoas com mobilidade reduzida, incremento da reciclagem, implementação de medidas de segurança responsáveis por zero acidentes de trabalho, entre outras medidas.

O espetáculo, que esteve em cena no Natal do ano passado, reutilizou 50% de materiais usados em produções anteriores (figurinos, adereços e parte do cenário, decorações, árvores de Natal e enfeites). Além disso, foi também instalada uma nova rede de água, que permitiu a otimização significativa dos recursos hídricos necessários para o gelo. A saber ainda que as estruturas construídas foram pensadas a longo prazo, de forma a poderem ser reutilizadas em projetos futuros e que 100% dos fornecedores selecionados são nacionais.

Outros exemplos de eventos sustentáveis

Outros exemplos passam pela reutilização de 50% dos materiais usados em eventos anteriores por parte da AM Illumination & Arts, empresa do grupo dedicada a iluminações, decorações e instalações festivas. Todas as iluminações (strings de luz) usadas no Natal do ano passado em diferentes projetos (41 em Portugal, 23 em Espanha e 1 em Andorra) foram desenhadas e implementadas usando apenas iluminação de baixa voltagem (LED). Também os projetos desenvolvidos pela AM Illumination & Arts privilegiaram fornecedores locais.

O grupo deixa outro exemplo de evento sustentável. A AM Illumination & Arts foi responsável pela conceção e instalação de um Labirinto Secreto da Páscoa no UBBO Shopping Resort, o qual segue já as normas de sustentabilidade do AM Experience Group. O espaço, onde constavam um Ovo Gigante e um túnel para fotos ‘instagramáveis’, foi iluminado por cerca de 1.500 metros de strings de luz led amarela reutilizados e a estrutura do labirinto foi adaptada de projetos anteriores. A empresa recorreu ainda a produtos de marca do grupo e a fornecedores nacionais nos pilares e nas estruturas dos pórticos de entrada, sendo que somente os ovos decorativos foram adquiridos a fornecedores estrangeiros.

“As certificações que assumimos o compromisso de realizar e manter são importantes para o AM Experience Group, não só como pilar da política de sustentabilidade do grupo e das suas marcas, mas como base do trabalho que será desenvolvido a longo prazo, além de que permite assumir uma posição diferenciadora face aos nossos concorrentes”, refere Nuno Barbot, CEO do AM Experience Group, acrescentando que “nas áreas da iluminação festiva, dos espetáculos ao vivo ou das pistas de gelo em Portugal não há um histórico de compromisso dos players no caminho da promoção da qualidade, segurança, ambiente e sustentabilidade. Facto é que o grupo, de acordo com o que conseguimos apurar, é o único a possuir estas certificações e a poder dar estas garantias aos seus clientes. Mesmo na área dos eventos sustentáveis, apesar de existirem em Portugal alguns eventos certificados, a certificação que possuem é de países estrangeiros, não tendo sido obtida em território nacional”.