Carlota Ribeiro Ferreira: “A adrenalina de produzir e fazer acontecer em direto, sem direito a rewind, é empolgante”

Entrevista

12-06-2023

# tags: Eventos , Vida de Eventos , Conferências

No dicionário, a palavra desafio é sinónimo de provocação, de estímulo, de desencadear uma reação ou provocar um aumento de intensidade e de energia.

Talvez por isso não seja coincidência que desafio seja uma das palavras mais repetidas pela CEO da Win World, empresa de eventos e projetos de media, fundada em 2008, com a missão de inspirar líderes e empresas para o futuro.

“Sou uma mulher deste tempo e sou uma mulher de missões, gosto de uma boa ambição, de um bom desafio e de espaço para criar, surpreender e impactar. O meu trabalho passa por inspirar, elevar e alinhar as pessoas para propósitos maiores. E eu gosto muito disso”, explica Carlota Ribeiro Ferreira. “Gosto de líderes que sonham, que ousam fazer mais e melhor, que têm uma mente ampla e estão comprometidos em levar as suas organizações mais além. É com estes líderes que adoro pensar e construir e procuro conduzir as minhas equipas e a Win World por estes territórios de reflexão e criação maiores. É bom, é desafiante, e crescemos todos”, acrescenta a empresária, defensora da ideia de que pessoas inspiram pessoas.

Promotora da Happy Conference, conferência que fomenta uma cultura de felicidade e bem-estar nas empresas que se traduza numa maior produtividade, Carlota Ribeiro Ferreira acredita que os eventos “são oportunidades únicas para criarmos experiências inspiradoras e transformadoras na vida das pessoas, dos negócios, das sociedades”. E no final, “quando conseguimos idealizar um conceito impactante e agregador, capaz de unir pessoas com interesses comuns, numa experiência poderosa de formação, de desporto ou de entretenimento, podemos evocar emoções, expandir mentes e corações, inspirar evolução”, sublinha a empreendedora, reconhecendo que “tudo isso é muito mágico”.

Formada em Gestão e Administração de Empresas, é apaixonada por eventos e diz-se “fascinada” pela “complexidade operacional de um evento”, pela “quantidade e a diversidade de pessoas em campo, a coordenação rigorosa das equipas nas mais variadas frentes de ação, os meios, a tecnologia, o planeamento, a preparação, a concertação, a energia, o público, os intervenientes, a amplificação”. “Tudo” o que envolve um evento motiva Carlota Ribeiro Ferreira, para quem “a adrenalina de produzir e fazer acontecer em direto, sem direito a rewind, é empolgante. E mais, depois de uma grande realização, a celebração e o compromisso para nos propormos a novas superações”.

“Criar e fazer acontecer em múltiplas geografias é um gosto muito grande”

Inspirada pelo mundo e fascinada por pessoas comprometidas em fazer a diferença e em criar um futuro melhor, é “difícil” escolher o evento mais marcante a que já associou a sua marca, pois “cada projeto é uma oportunidade incrível de aprendizagem e crescimento”. Ainda assim, a CEO da Win World refere alguns: “As primeiras grandes conferências que organizei com grandes oradores internacionais, porque foram as primeiras e foram logo muito impactantes; a Happy Conference, porque é sempre repleta de magia; as conferências de liderança na Casa da Música, porque fomos construindo ao longo do tempo uma linha muito bonita e única num espaço também muito bonito e único; a National Geographic Summit, porque planeta e condição humana são a nossa maior inspiração e o nosso principal cuidado; a The School of Life Conference, porque trabalhar com o Alain de Botton e a sua equipa neste conceito de tour mundial foi absolutamente maravilhoso; e, claro, todos os projetos internacionais, desde 2012 – e que começaram no Rio de Janeiro e depois se foram estendendo para Washington, Luanda, Bruxelas, Madrid, Houston, São Paulo ou Singapura”. “Amamos o mundo e ter esta oportunidade de criar e fazer acontecer em múltiplas geografias é um gosto muito grande”, conclui. “Mas há muitos mais”, reconhece Carlota Ribeiro Ferreira.

O desporto e a leitura têm um papel muito importante no equilíbrio e na vida pessoal da empresária, “antes, durante e depois dos eventos”, por considerar que “são fontes boas de energia”.

“É mesmo importante recuperarmos bem para de seguida podermos entregar‑nos a novos desafios”, afirma.

Sempre que possível, Carlota Ribeiro Ferreira tenta que o dia a seguir a uma grande produção seja “um dia com uma agenda leve”, que lhe permita ter “menos reuniões, com tempo para um bom almoço”, para ir buscar os filhos e “gozá‑los bem, para fazer um bom jantar em casa com eles”. Vasco e Sebastião são, assumidamente, a sua maior inspiração.