Coldplay: esforços por uma digressão amiga do ambiente

Notícias

10-01-2024

# tags: Entretenimento , Eventos , Música , Sustentabilidade

Os Coldplay estão em digressão mundial, desde março de 2022 (Costa Rica) até novembro de 2024 (Nova Zelândia), e tentam fazê-lo de uma forma amiga do ambiente.

“Quando anunciámos pela primeira vez a digressão ‘Music Of The Spheres’, esperávamos torná-la o mais benéfica possível para o ambiente e reduzir em 50% as nossas emissões diretas de carbono (provenientes da produção do espetáculo, dos transportes, das viagens da banda e da equipa)”, começa por explicar a banda, que, no site, partilha os dados relativos aos primeiros 12 meses de digressão.

E comparando cada espetáculo, esta digressão produziu, até ao momento da recolha e análise dos dados, “menos 47% de emissões de CO2e do que a nossa última digressão em estádios” (‘A Head Full of Dreams’, em 2016 e 2017). E embora a banda reconheça que este é “um bom começo”, há “ainda espaço para melhorar”.

Na digressão dos Coldplay existe um sistema de baterias elétricas, feito a partir de baterias reaproveitadas do BMW i3, que permite a utilização de 100% de energia renovável, além do uso de veículos elétricos e combustíveis alternativos, sempre que possível, além da redução ao mínimo do desperdício e da utilização de plástico.

Através de instalações solares nos locais e também de pistas de dança cinéticas e de bicicletas elétricas, utilizadas pelos fãs, foram gerados 15 kWh de energia média por espetáculo, o que é suficiente para alimentar o palco C em cada concerto e as estações de carregamento de telemóveis, computadores portáteis e ferramentas da equipa.

Entre outras medidas sustentáveis, houve uma redução de 20% no número de camiões e a utilização de biodiesel sem óleo de palma e sem combustíveis fósseis, para o transporte terrestre, marítimo e aéreo.

Cinco milhões de árvores plantadas e outras ações


Os dados relativos às emissões do primeiro ano da digressão dos Coldplay, divulgados em junho do ano passado, foram recolhidos, avaliados e validados por John E. Fernandez, da Environmental Solutions Initiative do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que considera este um esforço “extremamente importante, cientificamente rigoroso e da mais elevada qualidade”, tendo em vista um futuro com eventos musicais neutros em carbono.

O site esclarece que os números recolhidos são baseados em “reduções reais de emissões e não têm em conta qualquer compensação de carbono ou créditos de carbono” e aponta que, até ao momento, não existe um padrão da indústria para digressões sustentáveis, pelo que a banda recorreu a padrões reconhecidos e seguiu as melhores práticas e recomendações.

Nos valores de emissões diretas não estão incluídas as viagens dos fãs para e do local do evento. Contudo, lê-se no site, “os dados iniciais recolhidos pela nossa aplicação da digressão, desenvolvida em parceria com a SAP, sugerem uma maior proporção de fãs a viajar em transportes públicos e uma redução significativa das emissões indiretas em comparação com digressões anteriores”.

E, por causa de cada presença dos fãs, foram plantadas cinco milhões de árvores, que vão ser apoiadas até à maturidade, através da One Tree Planted. Desta forma, e graças ao apoio de 21 projetos de plantação, foram restaurados cinco mil hectares de terra, em 17 países, como Indonésia, Haiti, Malawi e Roménia, por exemplo.

Houve também uma taxa média de 86% de devolução das pulseiras LED, que puderam ser reutilizadas e foram realizadas, através da Global Citizen, 707.288 ações pelos fãs, que na maioria dos espetáculos (95%) contaram com estações de abastecimento de água gratuitas.

Destaque ainda para o apoio a várias organizações ambientais (ClientEarth, The Ocean Cleanup, Climeworks, Sea Shepherd, entre outras); para a instalação, em março de 2021, um intercetor fluvial alimentado a energia solar no rio Klang, na Malásia; para a remoção, desde o início a digressão, de 158 toneladas de resíduos e 13 toneladas de plástico; e para a doação, pelo serviço de catering, de 3.770 refeições e de 73 quilos de artigos de higiene pessoal para os sem-abrigo, entre outras ações.