Conventa aposta na transformação sustentável

Reportagem

25-11-2022

# tags: Eventos , Conventa , Meetings Industry

A bandeira de tornar os eventos cada vez mais sustentáveis e amigos do ambiente não é nova para a organização da Conventa.

A bandeira de tornar os eventos cada vez mais sustentáveis e amigos do ambiente não é nova para a organização da Conventa.

Nesta edição, a Conventa mediu a sua pegada carbónica, no sentido de conhecer os efeitos e de implementar medidas para reduzir o seu impacto. E tudo com vista ao bem-estar do ser humano e à proteção do planeta e do futuro.

A Conventa voltou a juntar este verão, entre 24 e 25 de agosto, profissionais da indústria das reuniões e dos eventos em Liubliana, na Eslovénia. Integrado na Conventa Week, a par da conferência Conventa Crossover e do Conventa Best Event Award, o evento contou com a presença de 145 hosted buyers de 33 países e 93 expositores, como destinos, convention bureaux, venues, entre outros.

A feira é um produto estratégico na promoção da Eslovénia como um destino MICE de excelência e como a ‘estrela’ da região definida pela Conventa como Nova Europa, que engloba os Balcãs, o leste europeu, a Grécia e a Turquia. O aumento da captação de eventos internacionais está na mira do destino, como confirmou Fredi Fontanov, do Slovenia Convention Bureau, coorganizador do evento, na conferência de abertura.

A recuperação da indústria em Liubliana tem sido positiva e a capital eslovena ocupa mesmo um lugar no top 10 em termos de recuperação do turismo na Europa, segundo Petra Stusek, do Ljubljana Tourism, também coorganizador do evento. E iniciativas como a Conventa são a plataforma perfeita para reafirmar o potencial do destino para os eventos de negócios.

Evento gerou 275,4 toneladas de emissões de CO2

E se a localização e as infraestruturas adequadas para a indústria das reuniões e dos eventos são mais-valias, como sublinhou Karmen Novarlic, do Slovenian Tourism Board, há que ainda ter em conta o facto de a Eslovénia ser um país amigo do ambiente.

“Trabalhamos muito a sustentabilidade” em diferentes setores, onde estão incluídos os eventos, complementou Petra Stusek, do Ljubljana Tourism. “Queremos viver de forma sustentável”, implementando essa forma de estar no dia-a-dia. E o quotidiano envolve os eventos que a cidade acolhe.

É com este pensamento ‘verde’ que decorre a Conventa, que tem sempre em vista a redução dos seus impactos ambientais. E para perceber os efeitos e o que pode ser feito depois para os contrariar, a Conventa avançou este ano, em parceria com a Climate Partner, com a medição da pegada carbónica do evento.

E na edição de 2022 foram geradas 275,4 toneladas de emissões de CO2, o equivalente a 255 quilos diários por participante – o mesmo que a média anual das emissões de carbono de 30 cidadãos da União Europeia, refere a organização. Destes valores, 88,2% resultam do transporte dos participantes para a Conventa; 6,1% do alojamento em hotel; 2,5% do transporte de equipamento e equipas técnicas; 1,9% do venue, 1,2% do catering (alimentação e bebidas), entre outros fatores.

“Os próximos passos são cruciais. 275 toneladas de CO2 são um ótimo ponto de partida para atualizar o nosso sistema de sustentabilidade e a metodologia 5R (Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Recusar)”, na qual a organização do evento assenta, como sustentou Gorazd Čad, cofundador da Conventa, em comunicado.

Depois de calculados estes valores, a organização vai proceder à análise detalhada dos números para que se possa passar à ação, no sentido de tornar a próxima edição da Conventa ainda mais sustentável. A organização já incentiva os participantes a utilizar meios de transporte alternativos, para que sejam reduzidas as suas emissões. Também está prevista a obtenção da certificação ISO 2021, relativa a eventos sustentáveis, e a realização de cursos de formação online dedicados ao mesmo tema.

Medidas no âmbito da metodologia 5R

A Conventa acredita que os organizadores de eventos têm o poder de tornar a indústria mais ‘verde’ e, da mesma forma que as suas escolhas podem deixar pegadas significativas, as suas ações podem resultar numa redução da quantidade de dióxido de carbono gerada.

A par da medição da pegada carbónica, a Conventa levou a cabo uma série de ações que se prendem com a metodologia 5R. No âmbito do ‘Repensar’, foram encomendados menus mais amigos do ambiente (77,8% de pratos vegetarianos e 22,2% pratos de carne); foram realizadas duas sessões educativas para os parceiro do projeto, visando a construção de uma cultura de transformação sustentável; foi implementada a campanha ‘10 dicas para reduzir a sua pegada de carbono na Conventa’, dirigida a todos os participantes; e houve uma ação de consciencialização da equipa e partilha de boas práticas.

No capítulo do ‘Reduzir’, a Conventa avançou com a digitalização do sistema de matchmaking, através da plataforma B2Match, com acesso através de uma aplicação no telemóvel; com a digitalização dos sinais de direção e informação; com a introdução de carros elétricos; com a redução do consumo de papel em 40%, através da digitalização dos processos da organização e do marketing do evento; e com a promoção da redução da pegada carbónica gerada pelas deslocações diárias da equipa para reuniões.

No contexto do ‘Reutilizar’, foram reaproveitados 2.850 caixotes de madeira, usados nos stands da feira, que serão novamente reutilizados; e também as placas de cartão dos expositores, que vão ser usados na próxima edição da Conventa. No âmbito do ‘Reciclar’, houve uma gestão das sobras da alimentação, com um sistema de embalagens de catering pré‑preparadas e de armazenamento de alimentos, havendo ainda a possibilidade de os participantes guardarem sobras em embalagens de cartão.

E no capítulo do ‘Recusar’, foi proibido o uso de plástico, medida implementada junto de parceiros e fornecedores, e foi eliminada a utilização de carpetes descartáveis no venue. Estas e outras boas práticas vão ser partilhadas num manual a ser lançado pela organização da Conventa.

Evento regressa no inverno

Na Conventa, foram realizados inúmeros encontros e reuniões de negócios, entre expositores e hosted buyers escolhidos a dedo – foram selecionados 22,9% dos profissionais registados. Uma aposta na qualidade dos participantes, no sentido de agregar valor ao evento.

A par das sessões educativas e de networking, a organização promoveu também visitas guiadas ao centro de Liubliana e fam trips, para dar a conhecer nove destinos em quatro países. “Uma das maiores vantagens da Conventa são as fam trips, que são a principal razão pela qual acolhemos no evento os melhores organizadores de eventos europeus. É isso que diferencia a Conventa de outras feiras”, frisou Miha Kovačič, cofundador da Conventa, em nota de imprensa.

© Maria João Leite Redação