De volta ao Couraíso

Reportagem

22-08-2022

# tags: Festivais , Eventos , Vodafone Paredes de Coura

O festival Vodafone Paredes de Coura regressou este ano à Praia Fluvial do Taboão, entre os dias 16 e 20 de Agosto. Três anos depois os festivaleiros puderam usufruir – e usufruíram mesmo - do “Couraíso”.

Foram cinco dias repletos de música, com mais de sessenta bandas e centenas de artistas nacionais e internacionais. De todo este universo musical, destaque para a passagem pelo palco do evento artistas como os Pixies, Beach House, Turnstile, The Blaze, Perfume Genius, Idles, etc. Este ano o festival teve um dia extra dedicado à música portuguesa com Sam The Kid, Mão Morta, Linda Martini, Moullinex, Pluto e muitos outros. Este dia teve como objetivo apoiar a música nacional após dois anos terríveis e revelou-se um autêntico sucesso com casa cheia.

E, obviamente, a Event Point não deixou de marcar presença no evento e andou a “espreitar” o que as marcas andaram a fazer neste regresso às margens do rio Coura. Como já é normal em Paredes de Coura, as marcas não têm muita margem de manobra nas suas ativações. Recentemente, João Carvalho referiu numa entrevista à Notícias Magazine “que a gestão de patrocínios é uma questão pensada e maturada, de saber estar, de não ofuscar o que ali é essencial e que é a música. Não deixamos as marcas gritar, não deixamos que sejam intrusivas, proibimos o brinde banal”. Por isso, o maior patrocinador obedece aos requisitos máximos. “A Vodafone percebe perfeitamente o ADN do festival”.

A grande novidade da edição deste ano foi o Vodafone Stage Cam. Todos os festivaleiros que tinham smartphones puderam aceder a uma nova experiência interativa, aparecendo nos ecrãs laterias do palco principal através de uma videochamada do seu equipamento. Bastava fazer o scan de códigos QR espalhados pelos diferentes locais do recinto, de seguida os festivaleiros eram direcionados a uma página de internet através da qual faziam uma videochamada para os ecrãs do palco. Para além disso, a Vodafone instalou mais de 500 pontos de carregamentos para smartphones e tablets. Outra atividade que já vem de edições anteriores são os Vodafone Music Session, que consistem em concertos surpresa e exclusivos, que acontecem em lugares secretos e inesperados da vila de Paredes de Coura, para grupos de pessoas escolhidas aleatoriamente. Outra das ações da marca de telecomunicações foram os shuttles de transporte entre o recinto do festival, a área de campismo e o centro da vila, disponíveis para todas as pessoas que tinham a pulseira do festival. A acompanhar esta última ativação, estavam também a Toyota e a Via Verde a garantir a deslocação dos festivaleiros.

A Toyota voltou este ano a associar-se ao evento, com o seu Aygo X a ser o carro oficial do evento. Sob o mote “elevado a ti”, a Toyota montou um campo de basquetebol no seu stand e desafiou os festivaleiros a lançar a bola ao cesto de forma a habilitarem-se a vários prémios. Quem regressou também a Paredes de Coura foi a Fidelidade como seguradora oficial do evento. A ativação da marca no recinto ficou marcada por diversas ações subordinadas ao tema“Fidelidade PETS”, e contou com a presença de várias embaixadoras da marca. A Fidelidade PETS é um produto da seguradora destinado a preservar a saúde e bem-estar de cães e gatos domésticos.

Manter o que funciona

O recinto não apresentava grandes alterações relativamente a 2019, o que foi saudável e bem-vindo. A distribuição dos espaços e atividades era exatamente a mesma. A zona de campismo foi alargada de forma receber mais, e em melhores condições, os campistas e houve também melhorias ao nível das casas de banho no recinto. Mais de 60 empresas estiveram envolvidas na montagem do evento, 700 pessoas nas montagens, 1300 trabalhadores durante o festival, passaram 115 mil pessoas pelo recinto e 16 mil festivaleiros acamparam no parque do evento.

Quase a terminar a época dos grandes festivais (ainda falta Vilar de Mouros e o novo Meo Kalorama) e após dois anos de abstinência, voltaram os grandes concertos, as danças, as memórias, o convívio, o registo para a posteridade, as fotografias para as redes sociais e, com tudo isto, as marcas voltaram a estar nos grandes palcos para as suas ativações.

A próxima edição já está agendada para os dias de 16 a 19 de Agosto de 2023. A Vodafone voltará a ser o naming sponsor do festival minhoto.