Meo Kalorama vence pela segunda vez título de Festival + Acessível

Notícias

18-02-2026

# tags: Festivais , Eventos , Cultura , Acessibilidade , Turismo de Portugal

O Meo Kalorama venceu pela segunda vez o título de Festival + Acessível, prémio criado pelo Turismo de Portugal, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação.

Depois de ter conquistado o galardão em 2023, o festival Meo Kalorama voltou a ganhar, em 2025, o prémio de 15 mil euros para continuar a melhorar as condições de acessibilidade ao evento. Este prémio distingue o compromisso dos eventos com a inclusão e a implementação de medidas que garantem acessibilidade para todos os públicos.

Nesta edição, o júri elegeu o vencedor por unanimidade e destacou o grau de inovação e a ampla abrangência das soluções adotadas para promover a igualdade de oportunidades e a participação plena.

Em 2025, o Meo Kalorama implementou soluções que permitem a fruição de concertos por pessoas em cadeira de rodas e pessoas surdas, através de plataformas dedicadas e áreas de vibração. De igual forma, a existência de WC não-binários configurou uma resposta adequada às necessidades de pessoas com deficiência e aos seus acompanhantes.

Uma das principais inovações destacadas pelo júri foi a disponibilização de uma sala de pausa destinada a pessoas com limitações neuro-divergentes, o que evidencia um contributo relevante para a promoção de práticas culturais inclusivas.

O júri incluiu representantes do Turismo de Portugal, do Instituto Nacional para a Reabilitação, da Associação Portuguesa dos Festivais de Música (Aporfest), da Direção-Geral das Artes e do Instituto do Cinema e Audiovisual.

“O Programa Festivais Acessíveis constitui uma oportunidade concreta para os promotores valorizarem os seus eventos, tornando-os mais inclusivos e competitivos. O prémio Festival + Acessível representa não apenas um reconhecimento público, mas também um incentivo financeiro e estratégico para investir em soluções que melhoram a experiência de todos os públicos, reforçam o impacto social positivo e contribuem para a projeção nacional e internacional dos festivais”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, em nota de imprensa.

Outros eventos distinguidos


Esta iniciativa distinguiu ainda outros eventos que asseguraram condições de mobilidade, conforto, segurança e autonomia, permitindo que todas as pessoas usufruíssem plenamente da experiência cultural. A distinção Festival Acessível foi também atribuída ao Festival Serralves em Festa (Fundação Serralves), ao Festival Imaginarius (Município de Santa Maria da Feira) e ao Festival Andanças (Associação PéDeXumbo).

A cerimónia oficial de entrega de prémios vai ter lugar na Bolsa de Turismo de Lisboa, que se realiza de 25 de fevereiro a 1 de março, e conta com a presença de membros do júri e representantes do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação.

O Programa Festivais Acessíveis aposta numa oferta turística e cultural mais inclusiva, diversa e qualificada e abrange áreas como música, teatro, cinema, dança, literatura, artes performativas e artes de rua.

A iniciativa contribui não só para o acesso universal à cultura, mas também para a dinamização das economias locais e para a atração de públicos nacionais e internacionais ao longo de todo o ano.

As candidaturas ao programa devem ser submetidas até três meses antes do início do festival, sendo a lista oficial dos Festivais Acessíveis divulgada nos canais do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação.

Podem candidatar-se entidades públicas ou privadas, desde que os eventos tenham periodicidade regular ou previsão de continuidade e assegurem condições de acessibilidade adequadas. Mais informações aqui.