MS Collection Aveiro: história, charme e inspiração queirosiana

Reportagem

21-11-2023

# tags: Hotelaria , Eventos , Meetings Industry , Aveiro , Hotéis , Experiências

O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro preservou a história do edifício do século XVIII no coração da cidade.

Inspirado em Eça de Queiroz, o MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro é o primeiro hotel cinco estrelas de Aveiro e também o primeiro hotel cinco estrelas da marca. Inaugurado a 15 de setembro, todo hotel está ligado à vida e obra do escritor e charme não lhe falta.

Logo à entrada, existe uma sala de leitura, onde estão expostos objetos, livros, imagens e um busto de bronze de Eça de Queiroz, da autoria do artista António Antunes. Todas as obras estão disponíveis para leitura naquele espaço e o cliente pode até comprar obras queirosianas em várias línguas.

Esta foi a casa de família de Eça de Queiroz e, respeitando todos esses anos de história, o Palacete de Valdemouro, anexado ao hotel, manteve o nome de origem. Hoje é um hotel de luxo, que conta com 53 quartos, spa, uma pequena sala para reuniões e o restaurante Prosa, com a assinatura do chef Rui Paula.

O MS Collection Aveiro tem duas ‘joias da coroa’: os Palacete Premium, a maior categoria de quartos do hotel, que prestam homenagem a Carlos da Maia e Maria Eduarda, personagens da obra ‘Os Maias’. Situados lado a lado, no cimo da escadaria do palacete, ambos os quartos estão decorados de forma charmosa e acolhedora.

Os clientes gostam dos quartos temáticos, contam os responsáveis do hotel, que guiaram a Event Point e outros meios de comunicação social numa visita ao MS Collection Aveiro, a 15 de novembro. E são vários. Aliás, os dez quartos da categoria Palacete são todos inspirados em diferentes personagens, como Luísa de Brito ou Primo Basílio, da obra com o mesmo nome, por exemplo.

No quarto piso do hotel, encontram-se quartos da categoria Signature e suites. O hotel tem quartos comunicantes, mas há duas suites – Afonso da Maia e João da Ega – que podem ficar unidas através de uma porta no corredor criada para o efeito. Todos os quartos têm amenities da marca Amouage, da Jordânia, e muitos mimos para os hóspedes: fruta, doces, vinho do Porto… Há muita “atenção aos pormenores” em nome de uma experiência diferenciadora, garante João Moita da Silva, diretor operacional do MS Collection Aveiro.

Descendo ao piso -1, que foi construído de raiz, os hóspedes vão encontrar o spa Moments, uma marca criada para o MS Collection. O espaço de relaxamento conta com uma piscina aquecida interior (que tem vista para a piscina exterior), duche sensorial, banho turco, sauna, jacuzzi, três salas de tratamento e ainda um ginásio, com o essencial para o visitante se manter em forma.

Aproveitar os espaços comuns para eventos


O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro conta com uma pequena sala de reuniões, com capacidade para cerca de doze pessoas. “Está pensada para reuniões de bordo, como costumamos chamar: conselhos de administração, coisas relativamente mais curtas”, explica Margarida Antão, diretora-geral da marca MS Collection, frisando que esta é uma sala “com capacidade para fazer tudo, mas no máximo para 12 pessoas”.

Para eventos de maior dimensão, “o que vamos fazendo, e temos já feito alguns ao longo desta curta existência, é aproveitar os espaços que temos comuns para fazer os eventos que os clientes nos pedem”, seja um jantar de empresa ou um outro evento social. Sem uma sala destinada a banquetes ou a grandes reuniões, “vamos aproveitando os espaços que temos, nomeadamente, por exemplo, o restaurante, para fazer esse tipo de eventos”, adianta Margarida Antão.

A aposta nas reuniões e nos eventos vai ser maior numa nova unidade hoteleira que a marca está a criar em Arouca. O hotel no Mosteiro de Arouca vai ser o segundo cinco estrelas da MS Collection e tem abertura prevista para abril de 2024. “Arouca já vai ter uma sala de reuniões e uma zona grande para eventos sociais, como casamentos, por exemplo”, conta Margarida Antão, acrescentando que a sala de reuniões vai funcionar em parceria com a gestão do mosteiro.

Para eventos corporativos, o hotel vai apresentar esse espaço para reuniões, que tem capacidade para cerca de uma centena de pessoas, e ainda a sala de pequenos-almoços. No que toca a eventos sociais, Arouca vai apresentar ainda mais possibilidades: salas interiores e zonas exteriores, onde vai ser possível montar tendas.

Explosão de sabores no restaurante Prosa


O MS Collection Aveiro abriu a 15 de setembro, mas o restaurante Prosa abriu antes, no início desse mesmo mês. O restaurante, que também tem bar, conta com a assinatura do chef Rui Paula, o chef consultor da MS Collection. Ambos os espaços são abertos ao público.

O chef cumprimentou os convidados, conversou um pouco e explicou que o menu da visita ao MS Collection Aveiro dá uma ideia dos pratos à carta e dos menus que vão estar disponíveis no Natal e na Passagem de Ano. Depois do couvert, com pão, azeite, patê e manteiga, chegaram à mesa as entradas: primeiro, o pincho de lavagante, depois o tártaro de carabineiro e, no final, o tomate marinado.

A explosão de sabores não ficou por aqui. Seguiram-se pratos com diferentes combinações: ostra, maçã e porco; salmonete, mandioca e caju; e pá de cabrito, tupinambor e romesco. Antes da sobremesa, uma torta de laranja, com texturas de tangerina e chocolate branco, chegou à mesa uma ‘maresia na sua plenitude’ (camarinha, algas e flor de sal), leve e fresca para preparar o palato para o doce que se seguiu.

O conceito do restaurante Prosa passa pela utilização dos produtos locais, como as ostras e os ovos moles, por exemplo, e trabalhar com eles, reinventando-os à mesa. Desta forma, o chef Rui Paula, o chef residente Elson Almeida e toda a equipa trabalham a gastronomia de Aveiro e do país, com muita criatividade.

“Estamos a exceder as expectativas”


Do restaurante é possível ver o mural ‘Scratching the Surface – Eça’, criado por Alexandre Farto aka Vhils. A obra artística expõe a face de Eça de Queiroz e é bem visível também do exterior, o que acaba por não deixar ninguém indiferente.

Para fazer crescer a cidade, a unidade hoteleira está a trabalhar com parceiros locais. E para apresentar Aveiro aos seus visitantes, o hotel disponibiliza algumas experiências, como um passeio pela ria, um piquenique numa praia deserta ou um workshop de ovos moles.

O MS Collection Aveiro está situado no centro do país e atrai muitos clientes do Porto. De acordo com João Moita da Silva, metade dos hóspedes são estrangeiros, oriundos, na sua maioria, dos Estados Unidos, Brasil, França, Alemanha e Espanha.

Os meses de setembro e outubro “correram bem”, segundo Margarida Antão. “Obviamente, é um produto diferente, estamos ainda a entrar no mercado, mas correram bastante bem”. Apesar de novembro não estar a ser brilhante, também fruto da época baixa, “estamos a exceder as expectativas, quer no hotel, quer no restaurante”.

Para época baixa, “não está a correr de todo mal”; “vamos ver como é que corre o resto dos meses de inverno”. Margarida Antão acredita que as propostas para o Natal e para a Passagem de Ano vão contribuir para bons resultados. Tal como uma proposta que está a ser preparada para o início do ano, envolvendo o spa; “uma oferta simpática para quem queira vir relaxar nos meses de inverno e tirar um bocadinho a cabeça da chuva”, conclui.

*A jornalista visitou o hotel a convite do MS Collection Aveiro

© Maria João Leite Redação