Turismo do Porto e Norte tem nova imagem inspirada nas origens da região

Notícias

20-02-2024

# tags: Eventos , Porto e Norte de Portugal , Turismo

Refresh na marca e no conceito pretende “abraçar o Porto e Norte de Portugal como um território indivisível, eclético, único e diversificado”.

“Origem” e “original” foram os dois motes que “inspiraram a criação da nova marca do Turismo do Porto e Norte. Segundo Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, “poucas palavras definirão tão bem este destino como ‘origem’, porque aqui tudo nasceu”. “E é também isso que o torna tão especial”, acrescenta, sublinhando que estamos perante uma marca “que abraça o Porto e Norte de Portugal como um território indivisível, eclético, único e diversificado”.

O trabalho criativo tem assinatura da Ivity, agência liderada por Carlos Coelho, que acredita que a nova marca “será um contributo para a afirmação do Porto e Norte de Portugal enquanto destino turístico de excelência”. “Esta marca territorial será um complemento de um território onde nasceram e se manifestam alguns dos mais notáveis recursos endógenos e fatores de diferenciação de Portugal”, acrescenta.

As terminologias Porto e Norte cruzam-se na nova imagem e assumem a mesma importância visual, “corporizando a estratégia delineada desde cedo por Luís Pedro Martins no sentido de descentralizar a visitação e levar os vários mercados emissores a colocarem não apenas o Porto, mas também o Douro, o Minho e Trás-os-Montes nas suas prioridades, o que ajudará a promover a coesão territorial e social”, explica o Turismo do Porto e Norte.

Recentemente eleito para um mandato de mais cinco anos, Luís Pedro Martins definiu como um dos grandes desígnios “consolidar e reforçar a notoriedade do Porto e Norte de Portugal pela sua diversidade e sofisticação, desenvolvendo estratégias e projetos que visem o desenvolvimento sustentável do setor, a digitalização e o reforço do seu posicionamento, juntos dos mercados estratégicos pretendidos".

Porto na corrida para acolher congresso da ICCA


Em 2023, o Porto e Norte voltou a registar recordes em todos os indicadores: número de hóspedes, dormidas e receitas. À margem da apresentação da nova marca da região, o presidente do Turismo do Porto e Norte afirmou à Event Point que se trata de “um dia feliz” por poder apresentar “uma marca renovada”.

“Uma marca que eu acho que também irá impactar muito bem junto de mercados mais exigentes, mercados de alto rendimento como o mercado americano, o mercado canadiano e também os mercados da Ásia e Pacífico, que depois irá ter as derivações, e obviamente que vai ser utilizada por todos os produtos e todos os ativos da região, entre os quais o MICE”, explicou.

O presidente do Turismo do Porto e Norte adiantou ainda que “continua a luta” para “conseguir conquistar para 2025” a realização no Porto “do grande congresso [mundial] da ICCA [International Congress and Convention Association]” que, sublinha, “irá ajudar a posicionar ainda mais [o Porto e Norte] junto do segmento MICE”.