Têxtil, o “game changer” para a produção de eventos
23-06-2023
# tags: Tendências , Eventos , Turismo
É um facto que Portugal está na rota dos eventos e que já era assim em 2019. Nesse ano o setor já estava dimensionado para responder a um crescimento que se adivinhava para os anos que se seguiam.
Mas no início de 2020 a pandemia veio parar abruptamente o mercado levando-o quase a zero, obrigando, a maioria das empresas, a desinvestir e a reduzir recursos ao mínimo.
Dois anos após essa travagem a fundo parece ter acontecido o seu inverso, uma aceleração tão repentina que não permitiu que as empresas do setor se redimensionassem novamente em tempo útil e essa aceleração mantém‑se de tal forma que continua a deixar o setor deficitário ao nível da sua capacidade de resposta, principalmente nas áreas mais tradicionais que recorrem a estruturas baseadas na carpintaria/ serralharia tradicionais.
A utilização de têxteis tensionados de grande formato em eventos, que já era uma realidade em 2019, passou a ser uma necessidade após a pandemia, por ser uma tecnologia que consegue responder de forma muito eficiente e eficaz às necessidades estruturais de grande parte dos eventos, mas também porque não depende da mão de obra especializada usada na construção tradicional que, como se sabe, está atualmente subdimensionada. Os têxteis de grande formato, nomeadamente da tecnologia SEG (Silicone Edge Graphics), estão a mostrar todo o seu potencial e até a superar algumas das limitações das soluções tradicionais. A impressão em grande formato é a tecnologia de base que tornou possível a utilização de têxteis de grande formato nos eventos de forma generalizada, porque, sem a possibilidade de customização que a impressão digital permite, os têxteis de grande formato perderiam grande parte da utilidade para os eventos. Tomemos, como exemplo, uma parede de 20 metros de comprimento por 5 metros de altura e percebemos rapidamente a vantagem (não só logística, mas, também, sobre o tempo de execução e montagem) em usarmos os têxteis tensionados de grande formato como alternativa às soluções tradicionais como carpintaria/ serralharia.
As soluções têxteis apresentam, também, vantagens para as marcas que querem apostar em soluções mais sustentáveis porque, para além de uma tecnologia de impressão que tende a ser 100% limpa, com desperdício de tinta perto de zero e com tintas com certificados ambientais, há também têxteis reciclados e/ou recicláveis e mesmo alguns que são produzidos com fio poliéster fabricado com plásticos recolhidos dos oceanos.
A tecnologia de têxteis tensionados de grande formato e em especial a tecnologia SEG começou a ser utilizada em eventos em 2008 e durante uma década foram cada vez mais os seus utilizadores, mas sempre numa lógica de complementaridade das soluções tradicionais. E, como muitas vezes acontece com tecnologias inovadoras, há um momento em que essas tecnologias entram num ciclo de crescimento exponencial e acabam por substituir as tradicionais, e é isso que está a acontecer com a tecnologia de têxteis tensionados de grande formato aplicadas à construção de stands e eventos. Este é o seu tempo.