Ana Barbosa recebe Prémio APECATE 2022

Notícias

10-03-2022

# tags: Prémios , APECATE

Um prémio que reconhece os muitos anos de trabalho de Ana Barbosa na APECATE.

Ana Barbosa da Turaventur, que deixa agora o cargo de presidente da mesa da Assembleia-Geral da APECATE, recebeu durante o congresso da associação o Prémio APECATE 2022. O prémio reconhece pessoas, instituições ou movimentos que contribuem ou contribuíram para um melhor setor dos eventos e animação turística.

“Foi uma total e absoluta surpresa, e deve ter sido, nestes últimos anos, a primeira vez que alguma coisa me deixou sem palavras”, referiu Ana Barbosa à Event Point. “É evidente que todas as pessoas são importantes, umas são mais a cara das coisas do que outras, mas tudo isto só vai para a frente quando há apoio, em termos associativos, de uma colectividade e, de facto, tudo isto me cala fundo porque são muitos anos, em que houve muita gente que acreditou em mim e no António [Marques Vidal} numa altura em que nós não tínhamos nada para oferecer, a não ser a nossa vontade de criar este setor”.

Depois de tantos anos ao leme da associação, como presidente da direção e depois como presidente da mesa da Assembleia-Geral, Ana Barbosa decidiu afastar-se da vida associativa, no que diz respeito a cargos, para dar lugar a novos protagonistas. “Nós temos de passar as pastas, é importante dar lugar aos novos, e os cargos, apesar de tudo, significam reconhecimento e há outras pessoas que merecem ser reconhecidas e desenvolver o trabalho com esses cargos”. O sentimento é de dever cumprido. “Eu tinha nesta associação duas ou três metas. Considero que em termos das grandes batalhas está conseguido, agora vou continuar, como é evidente a trabalhar, mas também mais estar na fruição deste lado, a apoiar quem está mais no ativo do que eu”, afirma.

Num período de tantas incertezas, agora ainda mais acentuadas por causa da guerra na Ucrânia, Ana Barbosa deixa a seguinte mensagem para o setor: “A minha mensagem é que se mantenham na nossa linha da frente, que é a linha do combate pela liberdade, pelo direito à felicidade e que no fundo é aquilo que nós fazemos no turismo: dar às pessoas a oportunidade de viverem momentos felizes. É essa a nossa grande sorte como profissionais. Os médicos combatem nos hospitais, os soldados combatem nas trincheiras, e nós estamos a mostrar o lado bonito do mundo. Que tenham consciência desse privilégio e que o exerçam bem”, termina.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação