Mónica Freire reeleita como membro do Conselho da IAPCO

Notícias

07-03-2022

# tags: IAPCO , Congressos

A profissional do AIM Group International foi reeleita para o mandato 2022-23.

Mónica Freire, diretora do departamento de Congressos da Região Ibérica do AIM Group International, foi reeleita para o Conselho da IAPCO – the International Association of Professional Congress Organisers, que representa organizadores profissionais de congressos. A profissional, que tem vindo a desempenhar estas funções nos últimos quatro anos, está confirmada para o mandato 2022-23.

A IAPCO tem como missão elevar os padrões de serviço, através de educação continuada e interação com outros profissionais. E o Conselho supervisiona a associação, no sentido de garantir que os padrões de qualidade estabelecidos são mantidos, os membros são efetivamente atendidos e que as responsabilidades da associação são cumpridas.

“A IAPCO está mais do que nunca empenhada em garantir que a nossa indústria e especialmente os nossos membros possam beneficiar dos nossos padrões de qualidade e programas educacionais”, refere Mónica Freire, em nota de imprensa, acrescendo: “Estamos trabalhar arduamente para apoiar os nossos membros a todos os níveis com as melhores oportunidades de formação presencial e virtual e continuaremos a trabalhar nesse sentido. Um dos meus principais objetivos para este novo mandato como membro do Council é continuar a contribuir com o Council e a sede, conjuntamente com a valiosa equipa de Ambassadors, para disponibilizar todo o apoio aos novos membros e aumentar a interação entre os nossos membros e as novas gerações de profissionais.”

Sobre os desafios mais importantes para os organizadores de eventos, no mercado pós-pandemia, Mónica Freire considera que “provámos que as nossas valências são insubstituíveis e que estamos a liderar as mudanças” no setor. “Precisamos continuar a abraçar a indústria dos eventos que se encontra em constante mudança, explorando como a tecnologia poderá apoiar-nos a chegar a públicos maiores e mais diversificados, agora que estamos novamente a retomar os eventos presenciais, continuando a oferecer reuniões de alta qualidade como sempre fizemos.”

Questionada sobre como a indústria dos eventos pode recuperar atraindo jovens talentos, a profissional adianta que “o recrutamento já é um hot topic, à medida que aceleramos a nossa saída da pandemia. Atrair recursos operacionais e de gestão de projetos sempre foram um desafio, e mais evidentemente agora, e este é um problema que todos os PCO estão a enfrentar: atrair novas pessoas para o nosso setor, encontrar o perfil certo e formá-las é um grande esforço para todos de que a IAPCO está bem ciente, mas tenho certeza que seremos capazes de apoiar nossos membros nesse sentido”.

Mónica Freire, que iniciou a sua carreira profissional na indústria de congressos em 2001, trabalha no AIM Group International desde 2010 e dirige o Departamento de Congressos em Lisboa desde 2012 e a região ibérica desde 2020.