Campo Pequeno e Sagres celebram acordo de naming

Notícias

25-01-2023

# tags: Marcas , Venues , Eventos , Campo Pequeno , Sagres

O espaço multiusos Campo Pequeno é agora 'Sagres Campo Pequeno'.

O espaço multiusos do Campo Pequeno, na zona homónima de Lisboa, passa a chamar-se 'Sagres Campo Pequeno', depois de um acordo de naming a longo-prazo celebrado entre a entidade gestora do espaço e a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas.

A cerveja Sagres passa a ser o principal parceiro do espaço multiusos, que deu início à sua programação de 2023 no dia do lançamento oficial do naming, com concertos dos Stone e The Kooks.

O nome do espaço passa a ser 'Sagres Campo Pequeno', descrição que vai estar presente no exterior e interior do recinto, bem como nos materiais de comunicação.

Maria Oliveira, diretora de marketing da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, afirmou que "hoje é um dia muito importante porque marca o início desta parceria Sagres-Campo Pequeno. É uma parceria que nos enche de orgulho e é estratégica para nós. Enche-nos de orgulho, naturalmente, porque estamos associados a partir de hoje a este espaço tão emblemático e tão carismático da cidade de Lisboa e do nosso país. E é também um orgulho associarmo-nos ao Álvaro nesta visão e nesta ambição de transformar este espaço, de lhe dar dinamismo, de trazer espetáculos, vida, artistas, a todo este espaço e a toda esta zona envolvente".

"E é também estratégico para nós, para a Central de Cervejas e para a marca Sagres", continuou a diretora, "porque este espaço respira e vive os valores da nossa marca, a portugalidade e a convivialidade. Não há nada que mais junte as pessoas do que a música, do que os artistas, do que os espetáculos. Tudo isto é convívio, tudo isto são momentos para estarmos juntos, próximos e sem cerimónias, como nós somos como marca e como queremos estar cada vez mais".

Álvaro Covões, gestor do espaço, salientou em discurso que "a cultura é um tema que, infelizmente, talvez nas duas últimas décadas, nós em Portugal tenhamos dado pouca atenção", o que se reflete nos baixos hábitos culturais.

Para o gestor do Sagres Campo Pequeno, "algo tem de ser feito, e a sociedade civil, que somos nós que aqui estamos, a Central de Cervejas e o Campo Pequeno, são players absolutamente essenciais, e é muito importante trazer empresas para a cultura, porque o dinheiro dos impostos não chega para tudo, não pode ser o Estado a financiar ou a suportar ou a dar apoio ou ser parceiro de tudo."

O conceito de sala de espetáculo, em Portugal, para Álvaro Covões, apesar de ser o "local de trabalho para a cultura", é um conceito que "está quase em vias de extinção".

Em conversa com a Event Point, o gestor elaborou que "a gestão das salas, sob ponto de vista financeiro, correu muitas vezes mal. Até aqui na história do edifício [do Campo Pequeno], ao longo dos tempos, aconteceu isso, empresas que vinham para aqui promover e afundaram-se".

"A única forma de inverter isto é ter uma gestão mais eficaz e ter parceiros, e é aqui que surge, não só aqui, mas em todos os projetos no mundo inteiro, o naming das salas. O retorno de marketing é mais eficaz, e as salas, por sua vez, conseguem ter um apoio extra que lhes permite tentar não ir à falência, fazer as obras de manutenção necessárias e fazer os investimentos necessários, e serem acessíveis para quem as quiser utilizar", explicou.

A entidade responsável pela gestão do Sagres Campo Pequeno, continuou Álvaro Covões, "não é uma empresa promotora de espetáculos", é uma empresa que gere uma "sala de acolhimento, e queremos que todos venham cá, são todos bem vindos", ressalvando que para isso ser possível é preciso ter "uma equipa de manutenção, é preciso pagar as quotas, é preciso ir melhorando, e portanto temos de nos socorrer das novas ferramentas, porque durante muitos anos havia patrocinadores nos espetáculos e a sala de espetáculos era sempre um parente pobre, agora, felizmente, já temos várias" com naming.

Esta parceria de naming segue uma tendência essencial para a sobrevivência do setor, indica Álvaro Covões, e tem como principal objetivo "o melhoramento das condições da sala para tornar tudo mais viável e a manutenção dos preços de cedência de sala".

No que diz respeito a mais-valias do espaço multiusos Sagres Campo Pequeno para a organização de eventos, o gestor destacou a localização privilegiada, o estacionamento, a estação de comboios próxima, o metro, o acesso a autocarros, táxis e acessibilidade a Ubers.

Programação Sagres Campo Pequeno 2023

A programação cultural para 2023 do Sagres Campo Pequeno conta com Maiara e Maraisa, Jorge Palma, o musical Cats e os Wet Bed Gang, respetivamente nos dias 3, 11, 14 e 25 de fevereiro, enquanto que o mês de março começa com os Pixies no dia 13 e continua com os Barões da Pisadinha, no dia 18, Jamie Callum, no dia 23 e o stand-up comedian Diogo Batáguas no dia 24.

A programação de abril começa com o Festival New Gang, no dia 6, Kriol Kings no dia 8, Calema a 14 de abril e Bárbara Tinoco no dia 22. Os Yes visitam o Sagres Campo Pequeno no dia 7 de maio, seguidos do comediante Jim Jefferies no dia 12 e os God Save the Queen a 26 de maio.

No dia 1 de junho vai ser a vez de Chico Buarque regressar a Portugal, para atuar no Sagres Campo Pequeno, e no mês de setembro será Benjamin Clementine, no dia 22. Em outubro, os The National, Marco Paulo e Bárbara Bandeira, vão atuar respetivamente nos dias 6, 11 e 28.


João Canto