Conventa Week: a meetings industry reúne-se em Liubliana

Notícias

01-08-2022

# tags: Eslovénia , Eventos , Feiras , Meetings Industry , Ljubljana

A Conventa Week abrange a Conventa e a Conventa Crossover, que se realizam no final de agosto na capital da Eslovénia.

A Conventa, feira internacional dedicada à meetings industry, volta este ano a decorrer no verão, aliando-se à conferência Conventa Crossover e ao Conventa Best Event Award, que vão juntar a indústria em Liubliana, de 23 a 26 de agosto, no Ljubljana Exhibition and Convention Centre e noutros locais da capital eslovena.

A Conventa vai contar com a participação de 146 hosted buyers de 32 países e 92 expositores. Na Conventa Crossover, estão confirmados 120 participantes e a organização recebeu 43 projetos candidatos ao Conventa Best Event Award, um número recorde.

“Os hosted buyers escolhidos a dedo, oriundos de 32 países, estão este ano no coração da Conventa. Colocamos grande ênfase na sua qualidade. Dos 455 hosted buyers registados, selecionamos apenas 32,1% com o maior potencial. A Conventa dá prioridade à qualidade em relação à quantidade”, refere Miha Kovačič, cofundador da Conventa, em nota de imprensa.

Debater o futuro, a responsabilidade ambiental e a inovação

A Conventa Crossover reúne habitualmente um conjunto de oradores de renome, para abordar temas importantes para a indústria. A organização sustentável de eventos é um dos temas centrais do evento e vai ser analisado numa sessão que vai ser moderada por Jan-Jaap in Der Maur, moderador de referência na Europa. Para a organização, um moderador é a garantia de um evento interativo: “a vida é muito curta para desperdiçar em eventos chatos e não interativos”, afirmam.

Entre os oradores convidados para a Conventa Crossover estão Claus Raasted (The College of Extraordinary Experiences), Bo Krüger (event designer e autor do modelo de organização de eventos Meetovation) e Jordan Waid (cineasta e defensor do design thinking).

“Visualizamos a Conventa e a Conventa Crossover como um espaço seguro onde os participantes vão desligar-se dos seus deveres e preocupações diárias. Eles vão discutir o futuro, a responsabilidade ambiental, a inovação, ver os melhores eventos da indústria e facilitar novas oportunidades de negócios”, sublinha Gorazd Čad, cofundador da Conventa.

A edução é uma parte importante da Conventa Week. Além das sessões da Conventa Crossover, está o programa educativo Conventa Academy, que se realiza na manhã de 25 de agosto e que vai ser moderado por Ivo J. Franschitz e Kim Myhre. O programa prevê uma visão geral das competências que os organizadores de eventos e os gestores de convention bureaux vão precisar no futuro, com intervenção de vários especialistas da indústria.

A Conventa vai acolher novamente o IMEX Future Leaders Forum, no qual participam mais de 30 jovens talentos regionais. Esta iniciativa conjunta da MPI, da IMEX e da Conventa vai abordar o desafio da ativação e desenvolvimento de carreiras na meetings industry.

Sustentabilidade, serviços e prémios

Um dos destaques da Conventa vai ser a organização de eventos sustentáveis, pelo que a organização pretende reduzir o impacto ambiental do evento. Assim, a pegada de carbono vai ser medida em cooperação com a Climate Partner e depois vai ser apresentado um documento detalhado com medidas e recomendações para a indústria. O relatório sobre o impacto ambiental da Conventa vai ser apresentado em setembro.

Uma das novidades da edição deste ano da Conventa é o espaço de exposição Experience Zone, onde vão ser apresentados serviços de fornecedores de equipamento técnico, tecnologias e sistemas de informação para organizadores de eventos, serviços para a realização de congressos e ferramentas para a produção de eventos e marketing.

Como é habitual, o Conventa Best Event Award vai distinguir o melhor evento europeu. Os finalistas vão ser conhecidos a 25 de agosto e os projetos vencedores vão ser anunciados no dia seguinte, na Conventa Crossover.

Mais informações em www.conventa.si.