Festival ART&TUR: filmes de turismo vão ser exibidos em Ourém

Notícias

20-09-2022

# tags: Prémios , Centro de Portugal , Festivais , Turismo

A 15ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo vai decorrer de 25 a 28 de outubro, em Ourém.

Coorganizado pela Centro Portugal Film Commission e o Turismo Centro de Portugal, o Festival ART&TUR reúne os melhores filmes promocionais e documentários sobre turismo, nacionais e internacionais. Nos quatro dias de evento, vão ser exibidos os 87 filmes finalistas.

Dos candidatos a esta edição, foram selecionados 281 filmes promocionais e documentários, oriundos de 32 países. Desses, 87 entraram para a short list. Estes filmes de turismo vão ser exibidos no festival, integrados em 13 sessões temáticas, que vão ser antecedidas de mesas redondas, nas quais especialistas vão refletir sobre temas abordados nos filmes.

O programa conta ainda com outras iniciativas paralelas, como o ART&FACTORY, um concurso de produção audiovisual com realizadores internacionais, e o Blogging Médio Tejo, um concurso que visa reforçar a visibilidade das publicações de bloggers dedicadas ao Médio Tejo.

“Esta é a melhor edição de sempre do Festival ART&TUR, com conteúdos de grande qualidade”, referiu Francisco Dias, diretor do festival, na conferência de imprensa de apresentação. “Embora seja um evento de nicho, este festival chega ao mundo inteiro e às pessoas certas, como são as entidades de turismo e as equipas de produção. É um evento global, quer nos filmes exibidos quer no júri, pelo que, ao fazermos um festival de qualidade, estamos a promover a qualidade do nosso turismo”, acrescentou.

As últimas quatro edições do festival realizaram-se na região Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu e Aveiro. Agora, o evento chega a Ourém.

“O Festival ART&TUR está em linha do que queremos fazer todos os dias: divulgar o território do Centro de Portugal em todos os mercados. Este é um evento internacional e, ao mesmo tempo, descentralizado, uma vez que acontece todos os anos em locais diferentes da região, sustentável e inclusivo. Por isso, inspira e renova a confiança do mercados externo e interno”, sublinhou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. Além disso, “por ser descentralizado, é um contributo para desmistificar a ideia de que os grandes eventos só podem acontecer nos grandes centros”.

Por seu lado, Luís Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Ourém, mostrou-se satisfeito com a escolha da cidade. “Receber o ART&TUR era um objetivo que já tínhamos há muito. Tudo faremos para que seja efetivamente um grande festival e para corresponder às expetativas”, afirmou, adiantando que o evento está inserido “na estratégia do município para captar eventos e atrair visitantes ao território”.

Quatro dias cheios de atividades

A sessão de boas-vindas, a realizar-se a 25 de outubro, vai contar com a presença de Francisco Dias (diretor do festival), Pedro Machado (presidente do Turismo Centro de Portugal), Anabela Freitas (presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo) e Luís Albuquerque (presidente da Câmara Municipal de Ourém).

Nesse primeiro dia vão ser também exibidos os primeiros filmes a concurso, divididos em cinco secções: Filmes do Centro de Portugal, Filmes do Norte de Portugal, O Turismo no Interior de Portugal, Filmes sobre Gastronomia e Portugal Como Destino de Surf e Aventura.

Estas sessões vão ser intercaladas por mesas redondas, que vão ser dedicados aos temas: “O cinema como motor do desenvolvimento regional”; “Estará o interior de Portugal condenado?”; “O vinho, o azeite e a dieta mediterrânica”; e “Portugal, país do surf e da aventura”.

No segundo dia, vão ser exibidos filmes nas seguintes secções: Filmes sobre jovens talentos de África, Parque Arqueológico do Vale do Côa, A Aldeia Aqui Tão Perto, Filmes da Competição Internacional – 1ª parte e Filmes Sobre Ciência e Ecologia. As mesas redondas vão abordar os temas: “Interpretação e salvaguarda do património arqueológico” e “Faz sentido viver em aldeias do interior?”.

No terceiro dia, depois de apresentado o projeto europeu ‘Olive4All’, de valorização do património olivícola, o festival apresenta mais três sessões: Filmes Sobre Turismo Sustentável, Filmes da Competição Internacional – 2ª parte e Filmes da Competição Internacional – 3ª parte.

O último dia termina com a Gala de Prémios ART&TUR Ourém 2022, que vai contar com a presença de 150 convidados, como Rita Marques (secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços), autarcas, embaixadores, investigadores e professores de turismo, comunicação e marketing, entre outros.

“O cinema cria valor”

Já são conhecidos os próximos três concelhos escolhidos para acolher o festival. A Lousã recebe o evento em 2023, seguindo-se as Caldas da Rainha, em 2024, e o Fundão, em 2025.

“É uma honra para a Lousã poder acolher este evento internacional, que organizaremos com grande entusiasmo”, frisou Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã, acrescentando: “Tenho a certeza de que estaremos à altura da responsabilidade e que a Lousã irá proporcionar momentos inesquecíveis aos participantes.”

Por seu lado, Conceição Henriques, vereadora da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, manifestou a “satisfação por poder estar ladeada pela Lousã e Fundão nos próximos anos”. E adiantou: “A região Centro de Portugal é entusiasmante. Este festival é mais uma prova de que o turismo em Portugal é cada vez mais profissional e está muito bem entregue. O cinema cria valor e em conjugação com o turismo faz chegar os territórios mais além.”