Governo em diálogo com organizadores para “relocalização ou reformatação” de eventos

Notícias

12-07-2022

# tags: Eventos

Em causa está o risco elevado de incêndios.

O primeiro-ministro afirmou ontem em Viseu que o Governo está a dialogar com organizadores de grandes eventos no sentido de poder haver uma "relocalização ou uma reformatação" de determinadas iniciativas, de modo a que não se desenvolvam em áreas florestais e que cumpram a lei, escreve a Agência Lusa.

António Costa lembrou aos jornalistas de que "há uma proibição geral de qualquer atividade desenvolvida nas áreas florestais", devido ao risco de incêndio, e "é necessário reajustar os eventos a esta nova realidade". O primeiro-ministro referiu que é o ministro da Administração Interna que está em contacto com os organizadores, para alterarem a localização de iniciativas que decorram em zona florestal. "Obviamente, não é possível, nestas condições climáticas, abrir qualquer tipo de exceção", sublinhou o governante.

Este procedimento também se aplica a eventos mais pequenos, como romarias e festas de aldeia, segundo António Costa.

O primeiro-ministro admitiu que estas medidas são duras "para muitas pessoas, e sobretudo para setores que durante estes dois anos de pandemia estiveram impedidos de funcionar", mas são “absolutamente essenciais, são vitais para proteger a segurança dos próprios, a segurança de todos aqueles que frequentam estes espaços e do território em si."


© Daniel Zuflucht por Pixabay