GuestCentric: as viagens de negócios mudaram de vez

Notícias

28-12-2022

# tags: Tendências , Hotelaria , Eventos , Turismo de Negócios , Hotéis , Viagens

As mudanças nas viagens de negócios e o crescimento contínuo das reservas de grupo são tendências apontadas pela GuestCentric.

A GuestCentric, empresa de tecnologia de reservas hoteleiras, indicou algumas tendências para o setor da hotelaria no próximo ano. E entre elas encontram-se dois cenários relacionados com a indústria dos eventos: a mudança nas viagens de negócios e o crescimento contínuo das reservas de grupo.

As viagens de negócios mudaram de vez – não se trata de recuperar e regressar ao que eram, frisa a GuestCentric. A empresa explica que, embora as reservas GDS (sistema de distribuição global, indicador de viagens internacionais de negócios) tenham claramente aumentado na segunda metade de 2022, prevê-se que só na segunda metade de 2023 é que as viagens de negócios vão atingir cerca de 40% do seu volume de 2019.

“Mais do que voltar a recuperar totalmente até aos níveis pré-pandémicos, prevemos que as viagens de negócios se estejam a reinventar em resposta às alterações na procura. E os hotéis têm mesmo que se adaptar a esta nova realidade”, sublinha a GuestCentric, em nota de imprensa.

A empresa refere que, apesar de muitas empresas terem reduzido os seus orçamentos e o número de viagens individuais de negócios, regista-se um aumento das viagens de grupo para conferências e reuniões – eventos que procuram consolidar a cultura da empresa, promover o espírito de equipa e o networking entre colaboradores, e criar oportunidades de aprendizagem.

Para a GuestCentric, “a realidade de equipas que trabalham em formato híbrido ou totalmente à distância resulta em viagens de negócios e eventos de empresa muito mais informais e espontâneos”. Por isso, é necessário que os hotéis se adaptem a esta nova procura, “criando ambientes mais descontraídos, com restaurantes e outras zonas públicas no hotel que respondem às necessidades deste tipo de encontros e de vivências”. “Os eventos presenciais estão, por isso, em forte ascendente e recuperação em 2023, sobretudo reuniões da própria empresa, de grandes associações e conferências sectoriais”, explica.

A GuestCentric aponta que cerca de 50% da receita atual da American Airlines vem de viajantes 'bleisure', número que correspondia a 12% antes da pandemia. Os viajantes ‘bleisure’ podem viajar sozinhos ou acompanhados por familiares, têm flexibilidade profissional para evitar os dias de maior procura e estão dispostos a gastar mais para uma viagem confortável e serviços personalizados.

“Para os hotéis, o cliente ‘bleisure’ é uma oportunidade para serem mais proativos nas ofertas de estadias e atividades de lazer relevantes. Noutros tempos, ao viajante de negócios comunicava-se sobretudo ginásios e salas de reuniões; hoje há que realçar as facilidades e serviços de lazer – a piscina interior, o spa ou um rooftop conceituado.”

Reservas de grupos vão continuar a crescer


De acordo com a GuestCentric, as reservas de grupos vão continuar a crescer em 2023. Os dados indicam que, desde maio deste ano, há um aumento significativo nas reservas de grupos. “Após dois anos de chamadas de Zoom e eventos online, o pipeline de pedidos de grupos atingiu 85% do nível de 2019.”

E tudo indica que, “apesar da inflação, dos aumentos de custos operacionais e da instabilidade política na Europa, 2023 seja um ano igualmente bom em termos de número de grupos. No entanto, predominam pequenos grupos e organizados com cada vez menos tempo de preparação”, lê-se no comunicado.

Mas há outras tendências em termos hoteleiros. “O crescente foco dos hotéis na sustentabilidade, bem como o imperativo de investir em tecnologia e na automatização dos processos, para aliviar as pressões nas equipas e assegurar o melhor serviço possível aos hóspedes. Os elevados níveis de procura por viagens, aliados à escassez contínua de mão-de-obra, vão tornar prioritário o investimento em automatização", destaca Pedro Colaço, CEO da GuestCentric.

As outras tendências hoteleiras que a GuestCentric aponta para 2023 são:
- Procura muito elevada por viagens e turismo poderá continuar no próximo ano;
- Viagens sustentáveis serão mais fáceis;
- Maior automatização para colmatar a escassez de mão-de-obra e uma reinvenção no atendimento ao hóspede;
- O preço médio continuará a aumentar, para fazer face aos custos crescentes;
- Com o preço médio diário a atingir níveis máximos, as estratégias de receitas complementares serão determinantes;
- Os hotéis precisarão de se adaptar à crescente procura por experiências personalizadas;
- Aumento nas formas alternativas de reserva, como redes sociais e conteúdo de vídeo;
- As reservas diretas estão aqui para ficar em 2023 – e não só…