Heineken apresenta balanço de sustentabilidade do NOS Alive
19-08-2025
# tags: Festivais , Nos Alive , Sustentabilidade
Mais de 23 mil copos reutilizáveis recolhidos, 52% das cervejas servidas com energia solar e reconhecimento da Heineken como um parceiro mais sustentável.
A Heineken divulgou o balanço da sua participação no NOS Alive 2025, destacando os resultados alcançados em matéria de sustentabilidade e responsabilidade social. A marca voltou a reforçar o compromisso com práticas ambientais, combinando tecnologia com ações de impacto positivo durante os três dias de festival.
No total, foram recolhidos 23.704 copos reutilizáveis, convertidos em donativos destinados a três instituições: Brigada do Mar, Casa do Artista e Mundo Feliz. Esta ação, que alia circularidade e solidariedade, foi uma das iniciativas mais reconhecidas pelo público.
Outro dos marcos foi o abastecimento energético: no bar central da Heineken, todas as cervejas foram servidas com recurso ao equivalente da energia solar produzida no recinto, de acordo com os dados fornecidos pela EDP à cervejeira. Graças aos 119 painéis solares bifaciais instalados, capazes de absorver energia de ambos os lados para maior eficiência, e a quatro baterias de armazenamento – quadruplicando a capacidade face a 2024 –, a marca conseguiu garantir cerveja servida com energia solar em qualquer altura do festival. No total, foram produzidos 2.192 kWh, permitindo que 52% das cervejas de pressão (+16 pontos percentuais face a 2024) fossem servidas com energia limpa.
Segundo o relatório Brand Sponsor da Scopen 2025, citado pela marca, 58% dos festivaleiros identificou ações de sustentabilidade no NOS Alive. Entre estes, 36% destacaram a Heineken de forma espontânea como parceiro de sustentabilidade do festival (+8 pp face a 2024), colocando a marca na terceira posição do ranking, depois da Hyundai e da Galp.
Com estes resultados, a Heineken quer reforçar a posição como uma marca comprometida com a sustentabilidade em eventos.