60 anos do festival CA Vilar de Mouros

Reportagem

25-08-2025

# tags: Festivais , Eventos

O Festival CA Vilar de Mouros, o mais antigo da Península Ibérica, regressou à pacata vila minhota, de 20 a 23 de agosto, para celebrar seis décadas de história.

Durante a apresentação oficial, foi anunciada a criação de um Museu do Festival, previsto para abrir em 2026, de forma preservar a memória de um evento que marcou e continua a marcar a cultura musical portuguesa. A Casa do Barrocas, na freguesia de Vilar de Mouros, será o local do novo museu dedicado ao festival. Idealizado como um espaço dinâmico de arte, cultura e memória, o museu terá curadoria de Fernando Zamith, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A escolha do cartaz deste ano sublinhou também o carácter histórico do festival, com aposta em nomes que marcaram os anos 70 como os Sex Pistols (agora com Frank Carter na voz) e os The Damned. O cartaz incluiu ainda nomes como os James, Papa Roach, Da Weasel, The Stranglers, The Kooks, entre outros. Uma programação que refletiu a identidade do festival: um encontro entre o rock, o indie, o punk e a pop, pensado para diferentes gerações.


A marca com a presença mais forte

O Crédito Agrícola foi, pelo terceiro ano consecutivo, o naming sponsor do Festival CA Vilar de Mouros. Além de dar nome ao festival, a instituição esteve presente no recinto com um stand e uma Zona VIP CA, reservada a convidados, numa localização privilegiada. Este patrocínio visa reforçar a notoriedade do Crédito Agrícola e estreitar a relação com o público. Ao longo dos quatro dias desenvolveu diversas ações de ativação de marca, todas elas focadas no envolvimento do público, desde brincadeiras num touro mecânico ou jogos com bola, enquanto isso os festivaleiros puderam conhecer os produtos e serviços do banco. Obviamente, a participação dos visitantes era recompensada com merchandising do banco (sacos, chapéus ou garrafas).


MBway com cashback no festival

Quem teve também uma presença relevante no recinto foi a MBway. Apresentou um stand numa zona privilegiada e desenvolveu várias ações junto dos visitantes de forma a que conheçam melhor os serviços da MBway. Para além disso, oferecia 5% de cashback em todas as compras efetuadas nos bares e food trucks dentro do espaço do festival.

Instituições apoiam o festival

A colaboração com o Município de Caminha e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros é essencial para o sucesso do evento, reforçando o impacto positivo do festival na economia local e na promoção da cultura na região. Em termos de impacto económico, o festival continua a ser um motor para a economia do concelho de Caminha, atraindo turistas e promovendo a região além-fronteiras. O evento destaca-se também pelo seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão, mantendo-se como um dos festivais mais emblemáticos a nível nacional.

O CA Vilar de Mouros regressa de 19 a 22 de Agosto de 2026. Em conferência de imprensa no último dia do festival, a organização avançou com o nome da primeira banda para a próxima edição: os Triggerfinger.


Jorge Ferreira