Santa Lúcia é acidentada, refinada e pronta para impulsionar as suas capacidades MICE
20-01-2026
# tags: Incentivos , Eventos , Destinos
Mencionar “Santa Lúcia” evoca imagens encantadoras de praias de areia branca e fina, rodeadas por palmeiras, com um cenário de vegetação tropical e céus azuis extensos.
Para aqueles que têm a sorte de pisar esta ilha caribenha, a realidade é exatamente essa e muito mais, graças a uma paisagem diversificada e única.
Além da costa digna de cartão postal, há uma infinidade de experiências ricas em natureza, história, cultura, bem-estar e aventuras emocionantes, que posicionam a ilha como um centro emergente para a indústria MICE, tanto no Caribe como muito além.
Este ambiente continua a chamar a atenção de organizadores globais de reuniões, incentivos e eventos, especialmente aqueles que procuram impressionar clientes exigentes em busca daquele “fator X” indescritível para recompensar, inspirar e celebrar. Para dar continuidade a este impulso positivo, a Autoridade de Turismo de Santa Lúcia convidou recentemente um grupo de organizadores seniores de MICE do Reino Unido/UE para conhecer e experimentar a ilha, os resorts e alguns de principais incentivos em primeira mão.
Uma ilha de distinção
No átrio de chegadas do Aeroporto Internacional Hewanorra, um cartaz comemorativo da histórica vitória de Julien Alfred nos 100 metros nos Jogos Olímpicos de Paris de 2024 deu uma ideia das conquistas e do legado de Santa Lúcia. para uma ilha de apenas 238 milhas quadradas com uns meros 180 000 residentes, ela sedia um famoso Festival de Jazz e Carnaval anual, possui dois vencedores do Prémio Nobel, Sir Arthur Lewis e Sir Derek Walcott, o que lhe confere a distinção extraordinária de produzir mais vencedores do Nobel per capita do que qualquer outra nação.
A ilha também celebra a sua herança no críquete com um estádio que leva o nome de Daren Sammy, o primeiro jogador de críquete de Santa Lúcia a jogar e ser capitão das West Indies. Acrescente a isso o charme sedutor de um Património Mundial da UNESCO – as montanhas Pitons – e terá uma imagem de um destino tão bem-sucedido quanto belo. Um terreno fértil para que decisores, criativos, inovadores e líderes possam explorar.
Um cenário inspirador para reuniões e incentivos
Para os organizadores de incentivos que desejam impressionar os clientes desde o início, há várias opções de transporte do aeroporto até o resort, seja de helicóptero ou iate a motor, diretamente até o resort. O nosso motorista atravessou as estradas sinuosas da ilha, de sul a norte, cortando a vegetação tropical exuberante e o terreno montanhoso, moldado pelas origens vulcânicas das ilhas nas Pequenas Antilhas.
Santa Lúcia apresentou-nos uma variedade de marcas de resorts ansiosas por expandir os seus mercados MICE. O nosso grupo ficou hospedado em dois resorts excecionais e visitou vários outros. Inicialmente, presumi que esses resorts com tudo incluído fossem semelhantes, mas logo descobrimos que cada um tem o seu charme distinto, capaz de atrair diversos clientes MICE.
Explorar a costa oeste da ilha claramente despertou a inspiração do nosso grupo. As opções incluíam alugar a villa presidencial de quatro quartos do Windjammer Landing, que oferece exclusividade com vistas deslumbrantes, ou organizar uma noite no salão de champanhe ao lado do restaurante ao ar livre do StolenTime Resort, na praia de Malabar. Enquanto muitos resorts atendem a pequenos grupos de luxo, o Royalton St. Lucia destaca-se como um centro de convenções que abriga um salão de festas para 700 pessoas, tornando-o perfeito para eventos maiores ou equipas desportivas.
Outra coleção única de locais é o Landings Resort & Spa, onde passámos a nossa primeira noite. Este resort de 5 estrelas, perto da histórica “Pigeon Hill”, oferece locais cativantes para eventos no meio às ruínas coloniais da ilha ou em relvados bem cuidados a poucos minutos do bistrô à beira-mar do Landings. Desfrutámos de apartamentos espaçosos e luxuosos com varandas e jacuzzis com vista para a marina privada do resort.
Nas quatro noites seguintes, o recém-inaugurado Secrets St. Lucia Resort & Spa, localizado perto de Rodney Bay e Castries, seria a nossa base. Este luxuoso resort exclusivo para adultos possui 355 quartos, suites e um “Preferred Club” com comodidades especiais, incluindo check-in exclusivo e lounge privado. As suites têm amplas varandas com vistas pitorescas, levando o olhar ao longo da praia em arco até o restaurante à la carte “Morgan's Pier”, perfeito para refeições em grupo, enquanto se aprecia a vista do pôr do sol; apenas um exemplo de vários restaurantes sofisticados.
A poucos minutos da entrada do resort Secrets, uma «experiência culinária crioula» esperava por nós. Organizada pela Barefoot Holidays, a Greenwood Terrace Heritage Experience ofereceu-nos uma caminhada guiada pela «horta» desta elegante antiga residência. Utilizando ingredientes locais, criámos um menu de três pratos de Santa Lúcia sob a orientação de um chef experiente.
“O Secrets St. Lucia tem ótimos quartos, uma praia deslumbrante, ótimo acesso a Rodney Bay e à festa de sexta-feira à noite em Gros Islet; além disso, um dos melhores para grupos é o Windjammer Landings Resort, que tem uma vibração maravilhosa, localização encantadora e quartos recém-reformados, o que é uma vantagem — embora alguns clientes possam achar as vilas na encosta um pouco mais exigentes”, disse Angela Shuttleworth, da First Event.
Criando uma impressão duradoura
Em Santa Lúcia, alguns resorts extraordinários, como o Jade Mountain e o Sugar Beach Resort by Viceroy, destacam-se para aqueles que procuram luxo sem limites. Os habitantes locais frequentemente mencionam esses paraísos, celebrando a sua estreita ligação com o Património Mundial da UNESCO, Petit e Gros Pitons.
“Os meus clientes procuram privacidade e algo ‘superespecial’. Este tipo de resorts são raros, únicos e oferecem serviços personalizados da mais alta qualidade, que é o que eu procuro”, comentou Marek Wojciechowski, da ATP Activity.
Um dos destaques da nossa viagem foi a emocionante viagem à praia de Anse Chastanet e Sugar Bay. Nenhum itinerário está completo sem uma aventura nas águas azul-cobalto da ilha. A nossa aventura costeira começou num iate de pesca em alto mar, que nos permitiu mergulhar nas águas cristalinas para vislumbrar a vibrante vida marinha.
Passando para uma lancha, cruzámos as ondas, admirando as falésias dramáticas e as praias com palmeiras da ilha. Os salpicos divertidos dos peixes voadores chamaram a nossa atenção, mas a verdadeira maravilha esperava-nos logo após os promontórios – os Pitons – este duo de montanhas erguia-se majestosamente à medida que nos aproximávamos.
Os “Pitons” resumem a natureza de Santa Lúcia em todos os sentidos. Estas grandiosas formações vulcânicas parecem erguer-se do mar e ter sido pintadas na paisagem, tal é a sua clássica forma piramidal. Na verdade, muitos artistas captaram a sua beleza em telas e elas figuram na bandeira nacional.
A menos que esteja num helicóptero ou barco, a melhor maneira de apreciar a vista completa das montanhas Pitons é a partir do Jade Mountain Resort, situado numa falésia que paira sobre a densa vegetação e a propriedade de 600 acres à beira-mar de Anse Chastanet. É tão personalizado, único e arquitetonicamente inovador quanto se poderia desejar, fazendo com que cada hóspede se sinta VVIP. A arte em vidro multicolorido leva o olhar até às extremidades da alvenaria, suavizando os terraços graduados, nos quais se encontram apenas 29 suites, com piscinas infinitas e parcialmente abertas aos elementos, aproveitando ao máximo a vista classificada pela UNESCO. O mesmo acontece com o Jade Mountain Club, onde é servida a melhor cozinha caribenha; o piso superior pode muito bem ser o melhor local para cocktails da ilha.
Muito diferente, mas não menos impressionante, é o Sugar Beach Resort by Viceroy, outro destino privado e visionário, que preservou e transformou a antiga plantação de açúcar Jalousie, do século XVIII, num refúgio de luxo sublime. O edifício principal da propriedade está repleto de belos restaurantes e obras de arte, algumas das quais só podem ser encontradas em galerias internacionais. Aqui, há muito espaço para eventos; imagine cadeiras de vime ao longo das varandas, que permitem aos hóspedes sair de várias áreas de jantar requintadas. Ao longo dos seus 100 acres de floresta tropical e praia imaculada, encontram-se bungalows, chalés nas montanhas e vilas privadas, todos protegidos e situados entre as formações rochosas vulcânicas “Pitons”. O spa na floresta tropical é um santuário de casas nas árvores e piscinas naturais. É um lugar onde as celebridades globais vêm para relaxar ou mesmo para passar férias, por isso há muito espaço para “reuniões e eventos” para os líderes executivos de multinacionais.
Incentivos entrelaçados com a natureza
O que realmente define Santa Lúcia é a fusão entre resorts de luxo à beira-mar e a deslumbrante paisagem natural da ilha, diferenciando-a de muitos outros destinos.
A vila piscatória de Soufrière, outrora a capital francesa da ilha na costa sudoeste, serviu como a nossa porta de entrada para maravilhas naturais como os Pitons, fontes de enxofre, belas cascatas, jardins botânicos, locais de mergulho, plantações de cacau e trilhas naturais com uma experiência de tirolesa pela copa da floresta tropical, tudo isso criando incentivos atraentes para aventuras ativas.
Explorámos a Rabot Estate, sede do Hotel Chocolat, uma propriedade de luxo sustentável rodeada por uma plantação de cacau de 140 acres. Aqui, desfrutámos de uma fascinante experiência “Tree-to-Bar”, que envolveu a colheita de vagens de cacau, a moagem de nibs e a confeção das nossas próprias barras de chocolate, rodeados por trilhos na exuberante floresta tropical.
A uma curta distância de carro, o “Vulcão Qualibou” atraía com as suas piscinas de lama sulfurosa fumegante e borbulhante. Embora classificado como inativo desde a sua última erupção em 1766, a atividade geotérmica do vulcão continua a ser monitorizada, adicionando uma emoção estimulante enquanto tomávamos banho nas águas quentes e ricas em enxofre.
O futuro
O consenso entre o nosso grupo de organizadores de eventos foi a autêntica cordialidade dos habitantes de Santa Lúcia, a forma como as praias e resorts idílicos das ilhas, as florestas tropicais e as montanhas Pitons se combinam para oferecer incentivos de luxo para grupos pequenos, um setor no qual Santa Lúcia está e deve continuar a concentrar todas as suas energias.
Como especialistas na sua área, o grupo também considerou que a topografia não era propícia para grupos maiores e que o atual portfólio de incentivos ainda tem margem para aperfeiçoamento, mas que a ilha deve estar sempre na lista como um destino competitivo para a sua carteira de clientes.
David Reay-Scott, da Blue Ice Event Management, acrescentou: “Tendo realizado negócios com sucesso em Sugar Beach, Jade Mountain, Ladera e outros resorts de topo, reconheço que a ilha tem tudo para satisfazer as necessidades dos meus clientes empresariais e UHNW. No entanto, com as rápidas mudanças na indústria, há sempre espaço para melhorias, especialmente em termos de infraestruturas e inovação, para nos mantermos um passo à frente”.
Representantes da Autoridade de Turismo de Santa Lúcia mencionaram que essa transformação já está em andamento, com uma trilha ao redor da ilha e caminhadas sendo planeadas, além de empreendimentos ambiciosos como o projeto de US$ 1,3 bilião da A'ila Resorts em Rodney Bay, com o “Zenith Art & Conference Centre”, capaz de acomodar até 2.000 hóspedes e com inauguração prevista para 2027.
Quando se considera o tamanho de Santa Lúcia, só podemos concordar com Dexter Percil, diretor de marketing da Autoridade de Turismo de Santa Lúcia: “Esta ilha continua a superar as expectativas”!
Para mais informações: https://www.stlucia.org/en_UK/meetings-incentives
© Ramy Salameh Redação
Correspondente em Londres

