Jornadas de Protocolo cumprem 20 anos

09-12-2025

# tags: Protocolo , Eventos , APOREP , Associações

As Jornadas de Protocolo, este ano, foram especiais, marcadas pelo 20º aniversário do evento. 

As Jornadas de Protocolo da APOREP assinalaram a sua 20ª edição com um formato renovado, passando a dois dias de trabalho, a 26 e 27 de novembro, no Auditório Jerónimo Martins da Universidade Nova de Lisboa. O encontro, já uma referência nacional na área do protocolo e cerimonial, reuniu profissionais, académicos e estudantes para debater boas práticas, evolução e desafios atuais do setor.

Durante o evento, Isabel Névoa Tavares, presidente da APOREP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, conduziu uma viagem pelos 30 anos de história da associação, marcada pela profissionalização do protocolo em Portugal e pela criação de redes de conhecimento que continuam a alimentar o setor.

2025 fica marcado pela criação do Conselho Consultivo da APOREP, um passo estratégico para reforçar a visão e a sustentabilidade da associação. Outro momento relevante foi a realização da primeira tertúlia da APOREP, que pretende abrir espaço ao debate contínuo e à troca de experiências entre profissionais.

As origens das Jornadas e a evolução do protocolo


Isabel Amaral, uma das fundadoras da APOREP, recordou que a “semente” da associação surgiu na cerimónia de abertura da Porto 2001, quando se tornou evidente a necessidade de uma entidade que reunisse profissionais e conhecimento especializado em protocolo. Daí nasceu também a ideia das Jornadas de Protocolo, criadas para divulgar o trabalho da associação e promover a formação no setor.

Entre os grandes marcos partilhados, destacou-se a Lei n.º 40/2006, que estabeleceu regras claras de precedências e facilitou a organização de cerimónias oficiais e institucionais em Portugal.

Protocolo evolui e adapta-se

Antes da realização das Jornadas, a Event Point entrevistou três dos oradores, que nos oferecem três visões de como o protocolo evolui e se adapta aos setores e à contemporaneidade.

Como o protocolo ajuda a elevar a exclusividade das marcas

A IA, o protocolo e a organização de eventos

O protocolo como ferramenta ao serviço da diplomacia