B&B Hotel Guimarães, um hotel de construção sustentável

Notícias

09-02-2022

# tags: Hotelaria , Hotéis , Sustentabilidade

B&B Hotels e Grupo Casais estão a construir uma unidade hoteleira com o sistema industrializado sustentável ‘CREE Buildings’.

O B&B Hotels e o Grupo Casais estão a construir o primeiro hotel da Península Ibérica com o sistema industrializado sustentável ‘CREE Buildings’, que combina 80% de uso de madeira (pilares, vigas e fachada) com 20% de concreto (pisos e núcleos de comunicação), obtendo assim uma grande redução na pegada de carbono, informa o grupo hoteleiro em comunicado. Este sistema está a ser utilizado na construção do novo B&B Hotel Guimarães, construído e promovido pelo Grupo Casais.

Este sistema construtivo é modular, permitindo uma montagem e desmontagem mais fácil no fim da sua vida útil, por ser desenvolvido e projetado dentro de uma ferramenta digital baseada na tecnologia BIM. Com este sistema, estima-se que, em comparação com um sistema construtivo tradicional, a pegada de carbono seja reduzida em 60%; uma redução também de resíduos de construção (60%), de poluição sonora no local (50%) e dos prazos de entrega (30% a 50%). Por outro lado, estima-se o aumento da eficiência energética (10%) e da inclusão e diversidade na construção (género, idade, pessoas com deficiência, etc.).

“Trabalhar com o sistema ‘CREE Buildings’ permite-nos criar hotéis híbridos de madeira de alta qualidade de forma rápida, fiável e respeitoso com o meio ambiente. Simplificar o trabalho permitir-nos-á reduzir a nossa pegada de carbono. Por outro lado, trabalhar de mãos dadas com o Grupo Casais, com quem já inauguramos o nosso B&B Hotel Lisboa Aeroporto e o B&B Hotel Lisboa Montijo, é para nós garantia de sucesso. Esperamos que esta colaboração seja chamada para liderar uma transformação para um modelo de construção industrializada cada vez mais sustentável”, refere Lucía Méndez-Bonito, CEO da B&B Hotels em Espanha e Portugal, na nota de imprensa.

A responsável acrescenta: “Para a B&B Hotels é fundamental continuar a implementar políticas de Responsabilidade Social Corporativa que tenham um impacto real, mantendo a melhor experiência para os nossos hóspedes. Iniciativas como o ‘Plastic Free’ com o qual eliminámos o plástico descartável dos nossos quartos; ‘Paperless’, com o qual reduzimos o uso de papel em nossos escritórios; a instalação de painéis solares fototérmicos (que ajudaram a reduzir cerca de 200 toneladas de CO2 por ano) e recuperadores de calor; a substituição de todas as nossas lâmpadas convencionais por lâmpadas LED; ou os nossos acordos com a Tesla ou a Endesa para a instalação de carregadores elétricos, entre outros, permitem-nos continuar a reduzir a nossa pegada de carbono. É indiscutível a importância de as organizações exercerem a sua atividade de forma responsável com o ambiente, os seus colaboradores e a comunidade em que estão inseridas.”

António Carlos Rodrigues, diretor-geral do Grupo Casais, explica que o edifício B&B Hotel Guimarães vai ser “o primeiro da próxima geração que vamos entregar ao mercado” e que, “com o sistema CREE e nossa abordagem industrial externa BLUFAB, somos capazes de produzir volumes maiores com ciclos de entrega mais rápidos, garantindo a conformidade com os padrões ambientais e de código de construção”. “Atualmente, não há outro sistema que ofereça tal desempenho e benefícios ambientais. Investir numa nova geração de edifícios mais sustentáveis significa ser competitivo no futuro. A Casais escolheu a sustentabilidade humana e ambiental como foco principal. Aproveitando nosso papel como construtores e desenvolvedores, estamos a fornecer soluções para trazer sustentabilidade real ao ambiente construído”, conclui.