A importância dos eventos para a marca Lisboa

27-04-2017

Promover Lisboa como uma cidade viva, vibrante e progressiva, nacional e internacionalmente, constitui um dos objectivos da Câmara Municipal de Lisboa.

Promover Lisboa como uma cidade viva, vibrante e progressiva, nacional e internacionalmente, constitui um dos objectivos da Câmara Municipal, na comunicação e na gestão dos eventos que organiza e a que se associa.

A marca Lisboa é hoje, reconhecidamente, uma das mais fortes a nível nacional – talvez a que tem maior impacto entre as marcas públicas –, logrando alcançar grande notoriedade internacional. À marca associa‑se o carácter identitário da cidade: segura, genuína, aberta, tolerante, acolhedora, cosmopolita, diversa, charmosa, intimista, vibrante, histórica e inovadora, vanguardista, surpreendente, única, simpática, luminosa, apetecível...

Todos estes adjetivos estão a jusante de opções estratégicas municipais pensadas e amadurecidas, de muito trabalho determinado e, sobretudo, do apoio dos lisboetas que se revêm neste espelho identitário. Para dentro e para fora de portas, a marca Lisboa surge justaposta ao que mexe: a inquietude criativa da juventude, a audácia inovadora nas artes e no empreendedorismo, a animação no espaço público requalificado, a qualidade de vida urbana, a convivialidade amiga e, naturalmente, a realização de eventos que “seduzem” turistas nacionais e estrangeiros num amor à primeira vista.

Os eventos são, simultaneamente, o combustível e a chama da marca Lisboa. São eles que alimentam a atractividade da cidade e é esta que lhes dá visibilidade. Abarcando praticamente todas as áreas do interesse dos cidadãos, a autarquia promove, por iniciativa própria ou em parceria, largas dezenas de eventos anuais de grande impacto. No âmbito social, científico, académico, empresarial, tecnológico, desportivo, cultural, artístico, recreativo ou turístico, os eventos com a marca Lisboa são sinónimo de sucesso, pela qualidade e pela adesão do público.

Muitos destes eventos resultam da capacidade competitiva da marca Lisboa, captando‑os nos circuitos nacional e internacional e adicionando‑os à sua imagem. É o caso, por exemplo, do Rock in Rio Lisboa, desde 2004 no Parque da Belavista, do regressado Super Bock Super Rock, da Volta a Portugal em Bicicleta, das Maratonas, da Volvo Ocean Race ou, mais recentemente, da Web Summit, com evidentes valias em termos de retorno financeiro imediato e de promoção turística a médio e longo prazo.

Outros, organizados pela Câmara Municipal, pela empresa municipal EGEAC ou outros ainda organizados em parceria com outras entidades, ganharam um cunho eminentemente lisboeta: a Animação de Natal e a Festa de Fim de Ano, os Casamentos de Santo António, as Festas com os arraiais e as Marchas Populares, a Moda Lisboa, o Festival Caixa Alfama (a maior iniciativa de Fado do país), as Noites de S. Bento, o Picnicão, o MexeFest que dinamiza as salas de espectáculo na época baixa, o Lisboa na Rua ou o Out Jazz quando a brisa de verão convida a sair, e muitos outros, oferecendo uma programação eclética e inesperada.

Cidade de partidas e chegadas, a Lisboa plural e acolhedora é também uma referência na promoção de eventos (na maioria de forma gratuita e acessível) que valorizam o diálogo intercultural e a diversidade ‑ etária, de origem étnica ou social, de género, de orientação sexual, de opção religiosa, de capacidade físico‑motora ou financeira, etc. O Festival TODOS, as celebrações do Ano Novo Chinês, o desfile Ratha Yatra, entre outros, são exemplos de momentos inequívocos de reafirmação de uma cidade aberta, tolerante e multicultural.

Em Lisboa, a animação não pode parar; e a marca da cidade proclama que aqui todos são bem‑vindos.


Maria do Carmo Rosa
Directora do Departamento de Marca e Comunicação da CML

Licenciada em Relações Públicas e Publicidade e Pós‑graduada em Assessoria de Comunicação. Até 1997, entre outras actividades, desempenhou funções no Banco Comercial Português e numa Agência de Publicidade, na área de Compra e Planeamento de Meios. Faz parte dos quadros da Câmara Municipal de Lisboa desde 1997, onde tem desenvolvido diversas actividades, nomeadamente a coordenação dos Casamentos de Santo António.