B2Run: Exercício para o corpo e para os negócios

27-04-2017

A B2Run vai realizar-se em Lisboa, a 20 de Setembro, e estreia-se no Porto, a 12 de Outubro.

Fortalecimento do espírito de equipa, motivação dos trabalhadores, promoção da saúde e bem-estar são alguns dos benefícios do desporto nas empresas. Da junção da prática desportiva a actividades de team-building e de networking resulta a B2Run – a Corrida das Empresas, que este ano, além da segunda edição em Lisboa (a 20 de Setembro), estreia-se no Porto a 12 de Outubro.

A iniciativa, que nasceu na Alemanha há mais de dez anos, pretende juntar as empresas, clientes e parceiros num ambiente mais descontraído, para uma corrida de seis quilómetros. Mas há muito mais do que isso: há festa, entrega de prémios e momentos de networking – uma actividade que este ano vai ganhar uma importância acrescida.

“Queremos potenciar ainda mais o networking, porque estando no evento centenas empresas faz todo o sentido que elas interajam entre si. Não são só concorrentes; muitas vezes são parceiros de negócios ou até clientes, que aqui podem interagir de outra maneira. É uma acção de troca de experiências e de convívio empresarial, que é bastante importante”, referiu aos jornalistas Gonçalo Uva, embaixador do evento em Portugal.

Hoje em dia há uma maior preocupação das empresas no sentido de estimular e incentivar a prática desportiva. É que além da velha máxima ‘mente sã em corpo são’, as empresas podem beneficiar da boa forma física dos seus trabalhadores. “Quando estamos bem fisicamente acabamos por produzir mais”, pelo que acaba por ser “benéfico para todos”. E o espírito de equipa sai também fortalecido. “Há esta partilha de experiência e de sacrifício. E a relação entre as pessoas acaba por se tornar mais próxima”, sublinhou.

 

event point revista portugal team building empresas negócios eventos

 

Um evento transversal

Neste evento, um CEO está ao mesmo nível de um estagiário. Todos vestem a camisola da empresa – seja ela pequena, média ou grande empresa –, sem olhar às posições que ocupam. Trata-se de um evento para todos. “A corrida é o desporto mais simples de se praticar. Basta calçar umas sapatilhas e vestir uns calções. E se o golfe acaba por ser mais hierárquico, aqui está tudo ao mesmo nível”, frisou Gonçalo Uva.

A corrida vai muito mais ao encontro do conceito ‘sweatworking’ – expressão que chega dos Estados Unidos e que se refere à “troca de contactos e experiências durante a prática de exercício físico” – e que o evento pretende divulgar. “Na corrida isso acaba por existir. E um CEO fala facilmente com um estagiário quando está a correr, muitas vezes sem saber que o é…”

De acordo com o embaixador da B2Run, muitas empresas preocupam-se com a prática de uma actividade física e criam muitas vezes condições para isso. As empresas de advogados, seguros, banca e restauração são algumas das mais participativas e que acabam por aderir mais facilmente a este tipo de eventos. “Muitas das empresas que visitámos já têm os seus próprios grupos de corrida, com mais ou menos participantes. O nosso incentivo é que esses grupos cresçam. Queremos incentivar uma pessoa que não esteja habituada a correr a fazê-lo na B2Run, e que depois se inscreva no grupo de corrida da sua empresa.”

Este é um evento pronto a ‘consumir’ e numa altura em que as empresas voltam a apostar em actividades de team-building, a B2Run é uma boa oportunidade para o fazerem. Um custo que acaba por trazer benefícios às empresas. O que se pretende, portanto!

“As empresas estão a voltar a fazer acções de team-building, que deixaram de fazer por causa da crise. Sendo a B2Run um evento de team-building ‘chave na mão’, as empresas só têm de se inscrever e aparecer. Acaba por ser um custo mais pequeno do que seria organizar um evento de team-building para toda a estrutura da empresa”, avançou Gonçalo Uva, lembrando que os custos de participação não envolvem só a corrida ou a caminhada, mas também todos os momentos que antecedem a iniciativa, as actividades programadas de networking e animação, e a refeição.

 

De colegas de trabalho a companheiros de treino

No ano passado, na primeira edição em Lisboa, participaram 173 empresas, envolvendo três mil pessoas. Este ano, a organização espera ‘bater’ esses números. E já estão várias empresas confirmadas. “O mercado corporate no Porto é muito forte, com empresas de grande peso nacional e internacional com as suas sedes a Norte e uma massa crítica incontornável no contexto empresarial. Um evento dirigido a empresas tinha obrigatoriamente que ter uma extensão no Porto”, explica o embaixador da B2Run, acrescentando a ideia de “fazer dos colegas de trabalho e parceiros de negócios verdadeiros companheiros de treino”.

O evento – que chegou a Portugal pelas mãos da Case Imagine – foi apresentado no Sheraton Porto e conta com a parceria da PortoLazer e do Futebol Clube do Porto. A segunda edição de Lisboa vai ter lugar a 20 de Setembro, no Meo Arena, e o Porto recebe o evento a 12 de Outubro, no Estádio do Dragão. Mais informações em www.b2run.pt.

 

Maria João Leite