A sustentabilidade na meetings industry em análise na Cimeira do Clima
23-12-2019
A Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP25), que decorreu na passada semana, em Madrid, teve um painel dedicado à sustentabilidade no setor das reuniões e dos eventos. A sessão ‘Bringing People Together for Climate: the role of the events industry’ contou com a presença de Mark Cooper (IACC – International Association of Conference Centers), Mariela McIlwraith (Events Industry Council), Yalmaz Siddiqui (MGM Resorts International) e Marta Muñoz (Ministério de Transição Ecológica de Espanha).
No decorrer da sessão, Mark Cooper deu alguns exemplos sobre como a IACC e os seus venues parceiros internacionais estão a trabalhar para ficarem mais sustentáveis. “Quatrocentos venues não soam um grande número, mas, se dissermos que estes venues acolhem mais de dois milhões de eventos por ano, dá para ver como até a mais pequena mudança pode causar um grande impacto na indústria em geral”, referiu o CEO da IACC.
No painel foram abordadas algumas das iniciativas da IACC, como opções de comida saudável; estações de abastecimento de água, com copos recicláveis ou garrafas de vidro ‘recarregáveis’ para todos os delegados; sinalética, crachás e outras informações impressas em materiais sustentáveis, sem plástico, ou disponíveis digitalmente; e ainda as viagens em comboios ou carros elétricos/híbridos.
“Estou empenhado em criar uma indústria de reuniões e eventos mais sustentável”, sublinhou Mark Cooper, adiantando: “Embora tenhamos feito alguns grandes esforços e progressos nos últimos anos, ainda há mais a fazer e, através da partilha de conhecimento e das melhores práticas com os nossos colegas da indústria, isso pode ser feito.”
Por seu lado, Amy Calvert, CEO do Events Industry Council, sublinhou a honra pela participação da entidade na sessão, que mostrou “o papel crucial que a indústria dos eventos pode desempenhar na resposta à crise climática”. E acrescentou: “O Events Industry Council e os seus membros, como a IACC, estão comprometidos em desenvolver educação, formação e padrões que vão permitir aos organizadores de eventos de todo o mundo entregar eventos sustentáveis, que fazem uma diferença significativa.”
Antes da Cimeira do Clima, Mark Cooper foi anunciado como presidente eleito do Events Industry Council. O responsável vai assumir funções a 1 de janeiro.