APECATE prepara manual de procedimentos para retoma da atividade

04-05-2020

O manual junta a experiência dos empresários ao contributo de cinco instituições de Ensino Superior.

A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos está a preparar, com o apoio de cinco instituições do Ensino Superior, um manual de procedimentos para as áreas de congressos, animação turística e eventos. As medidas pretendem capacitar as empresas para a abertura progressiva da atividade, tendo em conta as recomendações da Direção Geral da Saúde.

As áreas de trabalho da APECATE foram fortemente afetadas pela pandemia, pelo que a associação e as empresas estão empenhadas no regresso à normalidade, frisando a preocupação de manter a máxima segurança dos trabalhadores e consumidores. Por isso, a APECATE desenvolveu um acordo com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Escola Superior de Desporto de Rio Maior, a Universidade de Aveiro, a Universidade Lusófona e a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para a criação de modelos de procedimentos, juntando o contributo académico à experiência dos empresários.

“Empenhados em retomar a normalidade com a máxima segurança possível, os associados debatem diariamente várias medidas a serem implementadas nomeadamente no setor dos Congressos e Eventos com a possibilidade de implementar eventos híbridos nas empresas, numa primeira fase, com o recurso a eventos de participação ao vivo e via web. Desta forma, pretende-se oferecer tempo que permita às empresas ajustarem a capacitação dos seus espaços relativamente às restrições de proximidade, sem nunca esquecer os princípios de respeito ambiental”, explica a APECATE, em comunicado, acrescentando ser fundamental alinhar as medidas propostas com as outras associações de setores de interação.

A APECATE está a estudar também a possibilidade de alargamento do selo ‘Clean and Safety’ à área de Congressos e Eventos, considerando que a validação, da responsabilidade do Turismo de Portugal, não pode ser excluída destes segmentos.