Brunei, o próximo destino do ASEAN Tourism Forum em 2020
23-01-2019
Depois do Vietname, segue-se o Brunei Darussalam. É este o próximo destino do ASEAN Tourism Forum (ATF), que em 2020 chega a Bandar Seri Begawan, capital do Estado que fica situado na ilha de Bornéu. O encontro, que se vai realizar de 12 a 16 de Janeiro, vai ter como tema “ASEAN: Together towards a next generation of travel”.
Mais uma vez, os dez países que compõem a ASEAN – Association of SouthEast Asian Nations (Brunei Darussalam, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietname) vão estar reunidos para definirem estratégias para continuarem a promover a região como um destino de excelência nos anos que se avizinham.
“À medida que olhamos a próxima década de uma ASEAN mais próspera e relevante, os Estados-membros devem continuar a inovar colectivamente e a criar iniciativas significativas para aumentar o crescimento do turismo, ao mesmo tempo que mantêm o património, as tradições e a identidade que nos tornam únicos para as gerações futuras”, refere Dato Ali Apong, ministro dos Recursos Primários e do Turismo do Brunei, no documento de apresentação do ATF 2020.
O Brunei tem registado desde 2010 um contínuo aumento de chegadas internacionais. Entre Janeiro e Setembro de 2018 chegaram ao Estado 3.304.629 visitantes internacionais, mais 4,2% do que em igual período de 2017. Destas visitas, a China apresenta o maior número de visitantes, seguida da Malásia e da Indonésia. O único representante europeu no top 10 de chegadas internacionais ao Brunei é o Reino Unido (com 8.984 visitantes). Dos que chegam, 46,3% é por motivo de férias e 12,4% devido a negócios.
A edição de 2021 do ASEAN Tourism Forum vai realizar-se em Phnom Penh, no Camboja.
Maria João Leite*
*Viajou ao Vietname a convite do ASEAN Tourism Forum
©TTG Asia Media