Congresso da AHP vai “preparar o amanhã” em Viana do Castelo

07-11-2019

O 31º Congresso da Associação da Hotelaria de Portugal decorre de 20 a 22 de novembro.

O 31º Congresso da AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, que decorre de 20 a 22 de novembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo, vai ter como tema “Portugal, Preparar o Amanhã”. Vão estar presentes no congresso anual cerca de 400 hoteleiros e stakeholders da hospitality industry.

O turismo é hoje uma atividade fundamental para o país, mas tem ciclos de expansão e contração, estádios de maturação, concorrência e tendências. Para analisar estes cenários e os sinais de futuro, o crescimento, os mercados e segmentos, bem como os indicadores que permitem antecipar o amanhã, foram convidados diversos oradores, entre responsáveis políticos, empresários e nomes incontornáveis da hotelaria nacional e internacional. 

O primeiro dia de trabalhos conta com uma intervenção de fundo do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira. Seguem-se os painéis “Investimento hoteleiro em Portugal”, onde grupos hoteleiros portugueses vão partilhar as suas experiências e debater se ainda se vivem tempos de oportunidade, e “Convergência Ibérica. As oportunidades de Portugal em Espanha – Como seduzir Espanha?”, uma mesa redonda que vai contar com a presença de Daniela Santiago (RTP em Madrid), Javier Martin (El Pais em Portugal), Maria de Lurdes Vale (Turismo de Portugal em Espanha) e Mafalda Bravo (grupo Ávoris em Portugal).

Ainda no primeiro dia, decorrem os painéis “Desafios da comercialização digital”, com Rik Plompen (Design Hotels), Paulo Duarte (Memmo Hotels) e Sofia Brandão (AlmaLusa Hotels) como oradores confirmados, e “Game Changing: a transformação da indústria da Aviação e as implicações para Portugal”, que vai ter Gavin Eccles, consultor e professor universitário, como keynote speaker, e ainda com representantes de companhias aéreas numa mesa redonda. O dia termina com um outlook da operação da ANA e uma visão sobre as expectativas de crescimento para os aeroportos nacionais em 2020, por Francisco Pitta (ANA – Aeroportos de Portugal).

O segundo dia de trabalhos arranca com uma apresentação da empresa de tecnologia PressReader, “An awesome amenity for every type of guest”. Segue-se o painel “Crescer a Norte”, uma mesa redonda com Mário Ferreira (Douro Azul), João Gomes da Silva (Sogrape), Bernardo D’Eça Leal (The Independente Collective) e Paulo Garcia da Costa (Vila Foz Hotel). Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, vai ser o keynote speaker deste painel.

Seguem-se as sessões “Como avaliar e valorizar o meu hotel: a visão de um investidor”, comunicação de AURA REE, empresa de assessoria estratégica a ativos imobiliários, e “As oportunidades que temos no novo mercado do luxo – a nossa singularidade”, com tem como keynote speakers Rodrigo Machaz (Memmo Hotels) e Pedro Santa Clara (professor universitário). Adélia Carvalho (Hotel Valverde), Samuel Torres de Carvalho (arquiteto) e Luís Sousa (Mr Travel Portugal) são os convidados da mesa redonda, para uma abordagem aos mercados americano, brasileiro e francês. Raul Martins, presidente da AHP, e Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, encerram o congresso, após a entrega dos prémios AHP 2019.

As inscrições para o congresso da AHP estão abertas até 15 de novembro. Mais informações em www.congressoahp.pt.