Congresso da APECATE: reflexão sobre marketing digital e promoção do destino
29-01-2020
O 8º Congresso da APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, que decorre a 6 e 7 de fevereiro, em Faro, vai analisar o marketing digital e a promoção do destino, temas que são recorrentes, mas que proporcionam sempre novas abordagens.
Os temas vão ser abordados em dois painéis no primeiro dia de trabalhos. O marketing digital vai estar em análise no painel ‘Digital – dependência versus oportunidade’, com Euclides Major, da Ozzy Ventures, e Rui Brás, da Digital Group. A moderação vai estar a cargo de João Paiva Mendes, vice-presidente da secção de Animação Turística da APECATE.
A sessão pretende refletir sobre as opções estratégicas que estão ao alcance dos empresários para reduzir a dependência e aumentar a oportunidade do digital – “Será uma fatalidade a dependência das empresas das grandes plataformas de distribuição, com sacrifício de alguma identidade, ou, pelo contrário, o digital pode abrir portas à afirmação de marcas próprias? E estas plataformas continuam a ser compensadoras ou a palavra de ordem vai ter que ser a diversificação dos canais de distribuição?”, questiona a APECATE.
O painel que se segue, ‘Promoção de destino – eventos e animação turística como fatores de qualificação e diferenciação’,tem como foco uma outra questão: “se é um facto que os empresários dos setores da Animação Turística e dos Eventos são fundamentais para a promoção do destino Portugal e, pela natureza da sua atividade, são também criadores e agentes do desenvolvimento deste destino, o seu valor ainda está longe do reconhecimento eapoio que lhe é devido.”
ÁlvaroCovões, diretor da Everything is New, Anabela Afonso, comissária do Programa Cultural 365 Algarve, José Teixeira, diretor da RunPorto, e Maria João Fonseca, sócia gerente da Vertigem Azul são os oradores convidados para analisar a forma como estes produtos se relacionam e dinamizam as economias locais, como se pode aprofundar o seu contributo e os problemas que enfrentam, entre outros tópicos. A moderação é de Cláudia Caetano, presidente da secção de Animação Turística da APECATE.
O programa do 8º Congresso da APECATE
A sessão de abertura do 8º Congresso da APECATE vai contar com a presença de António Marques Vidal (presidente da APECATE), Carlos Baía (vereador da Câmara Municipal de Faro) e Rita Marques (secretária de Estado do Turismo). Segue-se a intervenção de António Sampaio da Nóvoa (embaixador de Portugal na UNESCO), dedicada ao tema do congresso: “Turismo e Democracia – reflexões”.
O primeiro painel do congresso tem como tema “Turismo e Democracia – agenda 2020/2025” e vai ter a participação de Ana Jacinto (AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), António Marques Vidal (APECATE), Eduardo Miranda (ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal), Pedro Costa Ferreira (APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) e Raúl Martins (AHP – Associação da Hotelaria de Portugal). Uma mesa redonda com a moderação de Francisco Sá Nogueira (APECATE).
“Digital – dependência versus oportunidade” é o tema do segundo painel, que tem Euclides Major (Ozzy Ventures) e Rui Brás (Digital Group) como oradores, e João Mendes (APECATE) como moderador. O terceiro painel é dedicado ao tema “Promoção de destino – eventos e animação turística como fatores de qualificação e diferenciação”. Participam neste painel Álvaro Covões (Everything Is New), Anabela Afonso (Programa Cultural 365 Algarve), José Teixeira (RunPorto), Maria João Fonseca (Vertigem Azul) e Cláudia Caetano (APECATE), na moderação.
O quarto painel tem como tema “Fiscalidade – as agruras do empresário” e conta com a participação de Carlos Montemor (ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho) e Tânia de Almeida (CCA Law Firm), e ainda com Amílcar Nunes (Ernst & Young), como moderador. O quinto painel vai abordar o tema “Sustentabilidade – boas práticas”. Com moderação de Olga Romão (GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente), o panel vai contar com a participação de John-Paul Eatock (National Coasteering Charter), Leonor Picão (Turismo de Portugal), Milena Nikolova (Adventure Travel Trade Association) e Paulo Gomes (SGS Portugal).
Seguem-se as sessões temáticas do sexto painel. Na secção de Congressos e Eventos, o debate dá-se em torno do tema “Eventos – um setor em autogestão ou a urgência de uma estratégia setorial”, com Maarten Schram (LiveComAlliance) e Sónia Brochado (APECATE), e tambémRui Costa (Universidade de Aveiro), na moderação. Na secção de Animação Turística, debate-se o tema “Ordenamento e delegação de competências – a realidade do Algarve”, com Carlos Baía (Câmara Municipal de Faro), Fernando Rocha Pacheco (Polícia Marítima do Sul), José Saleiro (Vertente Natural), Rogério Neto (Câmara Municipal de Albufeira) e Rui Palma (Palmayachts), como moderador.
O sétimo e último painel tem como tema “Um outro olhar” e tem como oradores Erik Seedhouse (Embry-Riddle Aeronautical University), João Correia (Flying Sharks), João Carlos Currito (Carob World) e, ainda a confirmar, Luís Araújo (Turismo de Portugal). A moderação está a cargo de Ana Fernandes (APECATE). O congresso encerra com António Marques Vidal, João Fernandes (presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve) e Rogério Bacalhau Coelho (presidente da Câmara Municipal de Faro).
Mais informações em www.apecate.pt.