Conventa: negócios na “Nova Europa”
29-01-2020
A 12ª edição da Conventa fica marcada pelo recorde de expositores. Ao todo foram 146 as empresas e instituições presentes na principal feira de MI na região da Europa Central e Balcãs. Região a que Miha Kovacic, fundador e diretor do Convention Bureau da Eslovénia, apelidou de “Nova Europa”. Foram sobretudo expositores desta “Nova Europa” que estiveram a mostrar-se em Ljubliana, beneficiando de um formato altamente democrático. Todos tiveram o mesmo espaço disponível, com o mesmo mobiliário. Este ano, a Conventa contou com 16 novos destinos europeus para eventos.
Em termos de hosted buyers, o evento contou com 253, dos quais 151 eram internacionais, 43 regionais e 59 provenientes do país anfitrião. 85% destes compradores estavam pela primeira vez na Conventa. Ao todo 4000 reuniões foram pré-agendadas entre estes e os expositores.
O evento contou ainda com sessões educacionais, bem como a 10ª edição do Future Leaders Forum, que contou com estudantes de quatro países.
Gorazd Cad, Toleranca Marketing; Miha Kovacic, Convention Bureau da Eslovénia; Tatjana Radovic, do Turismo de Ljubliana e Karmen Norvarlic, do Turismo da Eslovénia
Este é um certame muito importante para colocar a Eslovénia “no mapa da meetings industry”, referiu Karmen Norvarlic, do Turismo da Eslovénia. Já Tatjana Radovic, do Turismo de Ljubliana, referiu que a Conventa é um evento de que são especialmente fãs, sobretudo por acreditarem num modelo de “boutique shows”. A responsável deu conta que a meetings industry é um dos três segmentos estratégicos para o país e os resultados “são muito encorajadores”. Radovic partilhou um inquérito realizado aos participantes de congressos e eventos, cujos resultados mostram que o turista de negócios gasta três vezes mais do que o de lazer (cerca de 482 euros por dia), passa uma média de três noites no destino (90% em hotéis e 10% em Airbnb), e destacam a limpeza, a segurança e a simpatia como as grandes mais valias da cidade. 90% dos inquiridos afirma que pretende voltar à Eslovénia.
Satisfação generalizada
Karina Andrade, da Oriental Viagens e Turismo, foi uma das hosted buyers presente na feira. À Event Point sublinhou que o facto de esta feira ser mais boutique, permite que “as pessoas estejam mais juntas, o networking funciona muito bem.” A compradora destaca a organização da feira, muito eficaz, e o facto de este ser um destino interessante para os portugueses. “É um destino novo e muito interessante, mesmo a nível de preço”, refere Karina Andrade.
Karina Andrade, Oriental
Do lado dos expositores, a satisfação também era dominante. Muge Arbak Korkmaz, do Dekon Group (Turquia) ressaltou que “os hosted buyers eram muito qualificados, decisores, e foi um sucesso”. “É uma feira que vai na 12ª edição e que fica melhor a todos os anos”, afirma a responsável. Muge Arbak Korkmaz destaca o formato da feira, sublinhando “que os stands feitos com materiais naturais é uma opção muito inteligente, com um conceito diferente e eficaz”. Recentemente a Dekon, cuja sede é em Istambul, abriu uma delegação na Eslovénia, porque considera este mercado muito atraente, e o setor dos serviços é “friendly” e flexível, toda a gente fala inglês. “É um mercado com qualidade, que ainda não é muito caro, e tem uma variedade de infraestruturas grande”, refere a responsável da Dekon.
Muge Arbak Korkmaz, do Dekon Group
O Convention Bureau de Tallin esteve pela primeira enquanto expositor na Conventa. Meeli Jaaksoo, Convention Manager, não podia estar mais satisfeita com o balanço da feira, e não hesita em afirmar que voltarão no próximo ano. O formato do certame é “perfeito”, e permite grande networking entre os hosted buyers e os expositores. “Não esperávamos que fosse uma feira tão boa e não esperávamos tantos pedidos e tanto interesse em Tallin”, refere, dando conta de que os hosted buyers eram bons. Meeli Jaaksoo destacou que estes estão à procura de novos destinos, “e agora é o tempo dos países Bálticos”.
Mari Pever e Meeli Jaaksoo, do Convention Bureau de Tallin
O Convention Bureau de Lloret del Mar (Espanha) foi também um dos destinos estreantes na Conventa. Montse Belisario deu conta de que a feira tinha sido “uma experiência muito boa, tivemos boas reuniões e estamos contentes”. A responsável referiu que a qualidade dos hosted buyers era interessante e o formato da feira é optimo, permitindo diversas atividades. “Gostamos de experimentar novos mercados, que procuram destinos alternativos”, destaca a responsável como a razão principal para terem vindo à Conventa.
Montse Belisario, do Convention Bureau de Lloret del Mar
A Conventa decorreu de 21 a 23 de Janeiro, em vários venues de Ljubliana, numa organização do Convention Bureau da Eslovénia e da Toleranca Marketing.
Cláudia Coutinho de Sousa*
* Viajou a convite da Conventa
Foto de capa: Marko Delbello Ocepek