Conhecido o programa do VI Congresso da APECATE

10-01-2018

A Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos vai reunir-se de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, em Viseu.

A APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos anunciou o programa do seu sexto Congresso, que vai decorrer de 31 de Janeiro a 2 de Fevereiro, no Montebelo Viseu Congress Hotel. O encontro, que vai ter como tema “Portugal Melhor Destino Mundial – Como Potenciar?”, vai contar com seis painéis temáticos.

O primeiro painel vai ter como tema “Região Centro – Os grandes desafios – Reflexões sobre como desenvolver” e vai reflectir sobre como continuar a aposta na recuperação da zona, após as tragédias. O objectivoé “ouvir as várias intervenções, desde os fundos disponíveis, às sugestões de organização e ordenamento, assim com os testemunhos dos empresários, de como reiniciar e voltar a dar vida a esta região”, refere a APECATE. O segundo painel vai analisar o que as associações do sector podem fazer para aumentar e potenciar as sinergias, sendo então o tema “Criar destino – Como articular sinergias”.

O terceiro painel é dedicado à “Internacionalização – O caminho imprescindível”. “Como criar eventos marcantes, como chegar aos operadores estrangeiros, assim como os caminhos para a sua promoção” são alguns dos tópicos do painel, que vai reflectir sobre a importância da conquista do mercado externo, as melhores apostas dos empresários e sobre o papel que devem ter as entidades públicas nesta matéria. “Qualificação – É mesmo necessário?” é o tema do quarto painel, que vai tentar responder a questões como a importância da qualificação e de ferramentas como os Selos de Qualidade e se estas dão resposta às necessidades do sector.

O quinto painel, “Workshops sectoriais”, vai estar dividido em dois: na secção de Congressos e Eventos vai ser abordado o Código de Ética e na secção de Animação Turística o processo de Reconhecimento, Validação e Cerificação de Competências (RVCC) e as Qualificações de Turismo de Ar Livre e Turismo Cultural. E a terminar, o sexto painel vai ter como tema “Estruturar o sector – Como criar uma política motivadora” e pretende analisar o actual sistema, as suas potencialidades e fragilidades.

Mais informações em www.apecate.pt.