Convento de Sandelgas: Eventos num lugar histórico
15-05-2019
Datado do século XVII, o Convento de Sandelgas acolheu as religiosas da Terceira Regra de São Francisco de Assis. E é nos antigos dormitórios deste convento, erguido no Baixo Mondego, que se realizam eventos.
O Convento de Sandelgas, que tem capacidade para cerca de 230 pessoas, conta com salões, uma capela e jardins históricos. As três salas existentes para eventos estão interligadas, pelo que podem ser criados ambientes diversos, com espaços flexíveis. Na capela podem ser realizados casamentos civis – os casamentos religiosos podem ser realizados na aldeia que fica mesmo ao lado.
O convento está agora aberto para visitas turísticas, que decorrem às quintas-feiras até setembro, para melhor se conhecer as histórias e os segredos de um convento de clausura.
Da religião aos eventos
D. Isabel, viúva de D. João de Castro, passou a fazer vida conventual, na companhia de outras senhoras. D. Manuel deu o aval para o avanço da fundação do convento, inicialmente situado em Montemor-o-Velho. Mas as irregularidades do caudal do Mondego causaram estragos nesta estrutura, de tal forma que se pensou na sua transferência para um local mais seguro.
A mudança para Sandelgas, onde não teriam de temer a fúria do rio, aconteceu a 28 de maio de 1691. As freiras, que se dedicavam aos votos de pobreza, obediência e castidade, levaram a Cruz de Cristo e uma imagem de Nossa Senhora de Campos para o novo edifício de arquitetura modesta, mas que tinha um vasto jardim com fontes e lagos e um frondoso bosque de cedros, muito perto do convento.
As religiosas foram depois transferidas de Sandelgas para o Mosteiro de Santa Clara de Coimbra, tendo o convento sido adquirido em hasta pública, a 19 de agosto de 1865, pela família Moura-Gusmão, a quem pertence até hoje. O Convento de Sandelgas tornou-se local para eventos em 1997.