Dia livre em Pequim?

12-04-2017

# tags: China , Destinos , Viagens , Dia Livre

Viajou para Pequim em negócios e tem um dia livre na agenda de trabalho? Saiba o que fazer no tempo livre.

Viajou para Pequim em negócios e tem um dia livre na agenda de trabalho? Saiba o que fazer no tempo livre.

Pequim é a capital da China, cuja história antiga vive nas pessoas e nos edifícios. Os templos, as praças, os palácios de tão imponentes são arrebatadores. Não é possível ver tudo num só dia, pelo que é necessário fazer escolhas. A Muralha da China, a alguns quilómetros da cidade, complica a tarefa…

 

Uma ‘Cidade’ no centro da cidade

A Cidade Proibida é uma das principais atracções de Pequim. Foi a partir deste complexo arquitectónico que 24 imperadores governaram ao longo de perto de 500 anos. Os portões imponentes, os diversos palácios, os pátios abertos, os tronos, os jardins imperiais, de tão fotogénicos conquistam os visitantes, que não se cansam de tirar fotografias. À entrada da Cidade Proibida, onde se encontra o famoso retrato de Mao Zedong, estende-se a Praça Tiananmen, ou a Praça da Paz Celestial, conhecida pelo protesto dos estudantes em 1989.

 

Temple of Heaven, um local de culto

Ficou pronto durante a dinastia Ming. Era no Temple of Heaven que o imperador fazia sacrifícios e rezava aos seus antepassados e aos deuses. Está situado num belíssimo parque, que atrai logo pela manhã praticantes de Tai Chi.

 

Um passeio pelo Summer Palace

É necessário algum tempo para conhecer o Summer Palace, localizado num gigantesco parque. Os palácios, as pontes, a própria natureza fazem deste um espaço que se recomenda.

 

Tempo para compras

Além dos espaços ocupados pelas grandes marcas, Pequim preserva os típicos mercados, como o de seda ou de antiguidades. Mas não é difícil encontrar em qualquer lugar lojas onde se possam comprar recordações para a visita à cidade. Se andar no centro, pode dar um passeio pela Qian Men Dajie, uma rua pedonal, onde encontra lojas de grandes marcas e também comércio tradicional, bem como restaurantes com gastronomia para todos os gostos.

 

A Grande Muralha da China

Pequim é cidade de muitas atracções, mas havendo tempo e vontade para sair da cidade é obrigatório visitar a Grande Muralha da China, o maior símbolo histórico do país. Há várias entradas, como a de Badaling ou a de Mutianyu (a 70 e 90 quilómetros da capital respectivamente), pelo que os visitantes podem optar conforme o tempo que têm disponível e o “conforto” que procuram – é que sendo um local de procura permanente, é preciso contar com a quantidade de turistas a “ocupar” o espaço. Em qualquer dos sectores dá para conhecer a imponência da Muralha e a sua extensão. E a sensação é esmagadora!

 

Maria João Leite

© Maria João Leite e China National Tourist Office

© Maria João Leite Redação