Europcar: O BEA World representa uma oportunidade para mostrarmos os nossos projectos

10-11-2017

A Europcar é um dos parceiros da APECATE para os BEA World, que decorrem de 15 a 18 de Novembro, no Porto.

Entendendo o impacto dos grandes eventos para o país, a Europcar associa-se enquanto empresa parceira aos Bea World e à APECATE (Associação Portuguesa das Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos). Estivemos à conversa com Nuno Barjona, Head of Marketing & New Mobility da Europcar.

Qual é o posicionamento da Europcar no sector Corporate/Eventos? É uma área vital?

A Europcar Portugal, subdiária do Grupo Europcar, enquanto líder de mercado rent-a-car e um dos principais players da área da mobilidade ao nível europeu, está próxima dos clientes empresariais e quer muito estar no top of mind dos clientes tanto nos momentos profissionais como de lazer. Estamos atentos às necessidades das empresas em termos de mobilidade e temos vindo a adequar sempre a nossa oferta para que crie valor nas várias actividades empresariais e para que possamos ajudar a encontrar sempre a melhor solução para dar resposta às necessidades de mobilidade do dia-a-dia, mas também mais específicas e especializadas. Para dar alguns exemplos, fazem parte da nossa frota tanto veículos para transporte de mercadorias como furgões com sistema de frio, mas também algo completamente diferente como as scooters. Temos Serviços como o aluguer de média duração, com toda a flexibilidade, o Fit Rent, ou o serviço Entregas e Recolhas, que trata de receber e entregar o seu veículo na sua morada.

Quais são os maiores desafios de trabalhar neste sector?

Os desafios serão comuns a todos os outros segmentos no sector da mobilidade, que se transforma rapidamente em função dos hábitos de vida e das exigências das pessoas e dos locais onde se movimentam. No essencial, os maiores desafios são ter uma oferta diversificada, actualizada e que sirva as mais recentes necessidades em termos de mobilidade para empresas das mais variadas áreas, seja para uma entrega de pequenas dimensões ultra-rápida, seja para receber uma comitiva, o transporte de mercadorias perecíveis, no fundo, ter a estrutura e flexibilidade para toda uma série de situações a que é preciso dar resposta prontamente. A Europcar conseguiu, felizmente, construir uma relação de confiança com os clientes, mas essa proximidade traz responsabilidades acrescidas porque é preciso antecipar tendências na área da mobilidade e procurar ter uma oferta integrada e conforme ao mercado. Também o Europcar Lab, a unidade de inovação do Grupo criada em 2015 foi desenhada para estimular ideias para pesquisas de novos serviços de mobilidade da empresa.

event point turismo de negócios mice revista

São umas das empresas parceiras da APECATE na organização dos Bea World, no Porto. Qual a importância de estarem envolvidos num evento como este?

A Europcar Portugal sabe da importância da comunicação e da organização de eventos com impacto. O Bea World representa uma oportunidade para mostrarmos os nossos projectos a profissionais do sector dos eventos corporativos, oriundos de vários pontos do mundo, assim como por associações e de agências nacionais ligadas ao universo da organização de eventos. A Europcar Portugal espera encontrar uma comunidade criativa, com a qual se possa trocar experiências, assim como dar um contributo, partilhando o respectivo conhecimento conseguido através das iniciativas que tem vindo a organizar.

Que critérios são importantes para quando apoiam/patrocinam um evento? Há algum espectro de eventos que sejam mais estratégicos para a Europcar? Golfe, Automobilismo?

O primeiro critério é perceber se se trata de uma entidade credível, cujo propósito é digno e está de acordo com a nossa forma de estar no mercado que é pensar em prol dos nossos clientes. A responsabilidade social é algo que a Europcar Portugal tem como parte do seu ADN e temos vindo apoiar causas nas mais diferentes áreas, seja na cedência de transporte a uma instituição de apoio às crianças e jovens, seja através de doação de fundos para a Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama, o levar crianças de uma determinada instituição para visitar o Zoo e o Oceanário, o mecenato cultural, como foi o caso da Pequena Sereia de Felipe La Feria, por exemplo, citando apenas alguns exemplos.

Usualmente estamos no desporto no geral, como a Corrida Sempre Mulher e na Corrida de Santo António, por exemplo. O golfe é já uma tradição na Europcar. Ainda recentemente marcámos presença Open Golf Championship e somos rent-a-car oficial do Open de Portugal porque, de facto, os clientes corporate apreciam este desporto.

Claro que também no desporto motorizado - temos, aliás, como embaixador Europcar, o ex-piloto de competição Pedro Couceiro. Gostamos de nos associar a eventos com um cunho inovador e em que a presença da Europcar faça a diferença.

event point turismo de negócios mice revista

Que valores da marca pretendem passar quando patrocinam ou apoiam um evento?

Os nossos valores são claros e apoiam-se sobretudo no humanismo. As pessoas são fundamentais na nossa organização e enquanto parceiros de negócio. Somos uma empresa que prima pela abertura e isto significa que todos os colaboradores podem trazer algo de novo e contribuir para a evolução da empresa. A A responsabilidade social já foi mencionada enquanto parte do nosso ADN, mas também a inovação, o estarmos nos eventos ligados à mobilidade como estivemos recentemente no Salão do Veículo Elétrico, Híbrido e da Mobilidade Inteligente, no Museu dos Coches, em Lisboa. Enquanto empresa internacional, mas com delegação em Portugal, fazemos também questão de ter uma ligação forte ao nível do local onde operamos e participámos do Dia Mundial do Património e Monumentos, procurando divulgar o património através da disponibilização de tours gratuitos de bicicleta, acompanhados por um guia especializado.

As bicicletas e as scooters da Europcar são uma solução procurada pelos gestores de eventos? E o Chauffeur Service?

Todas as nossas soluções de mobilidade são pensadas primeiramente para suprir uma necessidade por parte dos clientes, sejam empresas ou individuais, e depois para tornar a mobilidade mais fácil e agradável.

A diversidade é essencial a uma empresa que quer prestar o melhor serviço e a scooter pode, conforme referi anteriormente, ser útil para uma entrega rápida na cidade, por evitar constrangimentos de estacionamento e de trânsito. O Chauffeur Service permite, por sua vez, chegar a uma reunião sem stress devido ao acompanhamento por parte de um profissional, que do conduz à morada pretendida, com todo o conforto, podendo efetuar telefonemas, enviar mails ou até aproveitar o tempo a bordo para uma conversa com um parceiro de negócio que o acompanha. São serviços necessários às empresas em momentos distintos.