Eventos são possíveis sob determinadas condições, diz estudo

04-11-2020

Cientistas analisaram dados recolhidos numa experiência realizada num concerto na Alemanha.

Os eventos podem acontecer, mesmo em contexto de pandemia, desde que existam certas condições, como uma boa ventilação, por exemplo. De acordo com a Pollstar, esta é uma das conclusões de uma experiência científica que decorreu num evento no Quarterback Immobilien Arena, em Leipzig, na Alemanha, a 22 de agosto, levada a cabo pelo Institute of Medical Epidemiology, Biometrics and Informatics da Halle University, Leipzig Arena e DFfK Leipzig.

Avança a Pollstar que a experiência foi realizada num concerto do cantor Tim Bendzko. Durante o espetáculo, foram simulados diferentes cenários de comportamento, envolvendo a participação de 1.500 pessoas, que se registaram para o efeito e que utilizaram dispositivos de rastreamento, cujos dados recolhidos foram analisados ao longo dos últimos dois meses. Além disso, a experiência envolveu também o fluxo de ar.

Segundo a Pollstar, o estudo adianta que o número total de contactos com duração de vários minutos, indicados como contactos críticos, não foi alto e que pode ser reduzido com os corretos procedimentos de higiene. O estudo indica que a maioria dos contactos tiveram lugar à entrada e durante os intervalos (fator a que os organizadores de eventos devem dar atenção), e que nem todos os participantes fizeram contactos críticos. Além disso, uma má ventilação pode aumentar o número de pessoas expostas ao risco de infeção. O estudo acrescenta que se os promotores de eventos cumprirem os procedimentos de higiene, os seus eventos terão pouco ou quase nenhum impacto na pandemia.

“Portanto, os eventos podem acontecer, mesmo numa situação de pandemia, sob determinadas condições”, refereStefan Moritz, da Halle University, que dirigiu o estudo, citado pela Pollstar. E acrescenta: “O insight mais importante para nós foi o impacto de uma boa tecnologia de ventilação, que é uma componente chave no que toca ao risco de contágio”, pois facilita uma troca boa e regular do ar na sala. Além de uma boa ventilação, os investigadores recomendam o cumprimento de regras, como a obrigatoriedade do uso de máscaras no venue, fiscalização, planos de assentos e capacidades adequados à incidência do vírus, mais do que uma entrada no evento, espaços de espera ao ar livre, entre outras.

Num inquérito realizado no final do concerto, cerca de 90% dos inquiridos disseram que não se importavam de usar máscara, nem se importariam de continuar a fazê-lo, desde que pudessem ir a eventos, divulgou ainda a Pollstar.