Forum Braga abre em Abril para posicionar a cidade como destino de referência

21-02-2018

Vai ter a segunda maior sala de espectáculos do país e um maior auditório do Norte. A abertura do novo Forum Braga, que deixa de ser Parque de Exposições, está prevista para o final de Abril e vai contribuir para a dinamização cultural e económica da região e do país.

“A partir de hoje, o Parque de Exposições de Braga deixa de existir para dar lugar a um espaço moderno que vai posicionar a cidade de Braga como um destino de referência do país e da Galiza para o turismo de negócios e para a realização de grandes congressos, feiras e espectáculos. Queremos ser a Altice Arena do Norte do país”, afirmou Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.

Na conferência de Imprensa de apresentação da nova infra-estrutura e do seu posicionamento também esteve presente Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga. “Trata-se de um equipamento ao serviço da cidade e do desenvolvimento da região e, com este projecto, estamos a posicionar Braga como destino de turismo e de negócios, com capacidade para atrair os principais eventos nacionais, captar eventos e espectáculos de dimensão internacional e reforçar as infra-estruturas à disposição da cultura e do desporto”, sublinhou o autarca.

O Forum Braga, cujo investimento é superior a oito milhões de euros, está dotado de espaços com quatro valências: um centro de congresso, que integra um auditório com 1.454 lugares; um pavilhão, com capacidade para acolher 12 mil pessoas de pé; uma galeria de arte contemporânea; e uma zona exterior, com capacidade para concertos para mais de 20 mil pessoas e área para exposições com mais de 300 stands. Assim, pode acolher eventos tão diversos como feiras, congressos, exposições, concertos, eventos desportivos e culturais.

“O Forum Braga irá funcionar como uma alavanca do desenvolvimento da cidade, transformando-se num verdadeiro polo de dinamização da economia regional. Será uma ferramenta de enorme importância no apoio a actividades de natureza económica, mas também cultural e desportiva da cidade”, acrescentou Ricardo Rio. Mas não só para a cidade, visto que a proximidade à Galiza faz com que o equipamento também consiga atrair os organizadores de eventos e empresas de Espanha, para a realização de eventos internacionais.

“O Forum Braga pretende ser para Braga aquilo que o fórum romano foi para a Roma da Antiguidade: um centro nevrálgico da cidade, da região e do país, um espaço de e para pessoas, um ponto de encontros, negócios, cultura e experiências”, explicou ainda Carlos Oliveira.

E estão já confirmados eventos para este ano, como o 4º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, em Setembro, e o 41º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação, a 28 e 29 de Abril. A primeira feira a realizar-se no Forum Braga, a AGRO 2018, vai decorrer entre 10 e 13 de Maio.