Marketing de Influência: dicas para uma estratégia digital eficaz
07-02-2020
Depois de presente nas redes sociais – o primeiro passo para fazer sobressair uma marca –, é necessária uma estratégia digital de sucesso, que passa pela aposta nestes criadores de conteúdo. E para que o trabalho dos influenciadores seja aproveitado de forma eficaz, Francisco Lopes, especialista na área do Marketing de Influência e fundador da startup Link, rede social para influenciadores, em Los Angeles, deixa cinco dicas.
1. Apostar em micro e nano-influenciadores
“Os influenciadores são agora os ídolos da nova geração e é por esse motivo que as marcas devem apostar nos mesmos para conseguir alcançar um bom ‘engagement’ com os seus consumidores. Ainda que se possa confundir influenciadores com celebridades, a verdade é que as escolhas não devem recair apenas nos nomes mais conhecidos. A chave para escolher as pessoas certas passa por perceber se estes são seus consumidores ou se, por outro lado, são seguidos por pessoas com o mesmo perfil do público-alvo da marca. É por esse motivo que os micro-influenciadores, ou até mesmo os nano-influenciadores (se consumidores da marca), conseguem melhores resultados e ter maior impacto.”
2. Investir no Tik Tok
“O Tik Tok é a mais recente rede social que permite criar vídeos de curta duração e adicionar música e ‘stickers’, e que conquistou a nova geração. Em 2019, foi a segunda app mais instalada. Os influenciadores estão cada vez mais a estabelecer-se nesta rede e há ainda poucas marcas a explorá-la, sendo por isso uma boa oportunidade para as empresas se diferenciarem. A estratégia passa por estar atento aos tipos de vídeos que circulam na aplicação e procurar incluir, em nome da marca, os influenciadores indicados nos ‘challenges’ criados, tendo sempre em atenção se o conteúdo está alinhado com aquela que é a sua identidade e imagem.”
3. Elaborar um plano de conteúdos com criatividade
“O Marketing de Influência não se cinge às tradicionais publicações de promoção. Para fazer sobressair uma publicação online, tirar uma foto ao produto e partilhar nas redes sociais não é condição suficiente para conseguir obter os resultados desejados. Nesse sentido, na hora de planear os conteúdos, a chave é fazê-lo com criatividade. Criar uma dinâmica que vá alem do habitual ‘post’ constitui uma solução ‘win-win’ quer para a marca, quer para os próprios influenciadores, pois permite criar uma relação mais próxima com os seus seguidores. As boas notícias são que para criar conteúdo criativo não é preciso reinventar a roda, basta apenas olhar para o conteúdo e as ideias que se provaram virais e emular algumas dessas características. Assim, a estratégia pode passar por fazer ‘giveaways’, lançar desafios ou criar sondagens para que os seguidores tenham uma participação ativa na própria promoção da marca.”
4. Alargar o formato dos conteúdos: Imagem vs. Vídeo
“Além do tipo de conteúdo, há que dar cada vez maior atenção à forma como este é partilhado. Se outrora as fotografias eram suficientes para alcançar bons resultados, hoje os consumidores exigem que se vá mais além. Na verdade, estudos indicam que a nova geração consome 68 vídeos por dia nas redes sociais. Ainda que se deva continuar a apostar em publicações estáticas nas redes, há que procurar investir em novos formatos. O YouTube é a plataforma que mais facilmente permite aos influenciadores divulgarem a marca nos seus vídeos, seja de forma subtil ou assumida. Mas também o Instagram, através de ‘stories’ ou da mais recente funcionalidade IGTV, permite criar dinâmicas em vídeo que, de uma forma mais natural e lúdica, envolvam os seus seguidores com a marca que trabalham. Também o Tik Tok, sendo uma aplicação própria para o formato vídeo, é a aposta certa na hora de levar os influenciadores a criarem, de forma criativa e divertida, novos conteúdos.”
5. Aproveitar eventos offline para cobertura online
“Eventos organizados pela marca são uma mais-valia para as suas redes sociais, na medida em que são uma boa oportunidade para gerar conteúdo. Bons eventos atraem bons influenciadores, expectantes de usufruir experiências surpreendentes, que os levem de forma orgânica a partilhá-lo com os seus seguidores. Esta é uma estratégia para ter uma boa cobertura digital a um valor acessível. Além disso, todo o conteúdo que resultar do evento pode ser aproveitado para vários canais de marketing, em diferentes formatos.”