Mayor Forum for Sustainable Tourism regressa Portugal em 2021

27-01-2020

O fórum da Organização Mundial de Turismo vai ter lugar no Porto, em 2021.

Portugal vai acolher, pela segunda vez o Mayors Forum for Sustainable Tourism. Depois de Lisboa ter acolhido o primeiro Fórum Mundial de Presidentes da Câmara da Organização Mundial de Turismo (OMT), o Porto foi a cidade escolhida para, em 2021, acolher o encontro que aborda os desafios do turismo urbano sustentável.

A decisão de realizar o fórum mundial no Porto foi tomada em Madrid, à margem da Fitur – Feira Internacional de Turismo, num encontro entre Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, e Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT. 

“Prova de que Portugal está no pelotão da frente a fazer mais e melhor pela sustentabilidade foi a inclusão do Observatório dos Açores e do Observatório Regional para o Turismo Sustentável do Algarve na rede de Observatórios da OMT, numa cerimónia que decorreu em Madrid e que muito nos orgulha e desafia para continuar”, referiu a secretária de Estado do Turismo, acrescentando: “Também foi com muita satisfação que vimos reconhecido o trabalho feito por Portugal em matéria de Turismo Acessível pela OMT porque temos condições e queremos receber todos, durante todo o ano e por todo o país.”

Cerca de meia centena de representantes de câmaras municipais, a nível mundial, debateram em 2019 os desafios do crescimento do número de turistas e as soluções que promovam um turismo que gere riqueza e que respeite e beneficie os residentes de cada local, tendo sido assinada a primeira carta de turismo sustentável da OMT das Nações Unidas.

 

Balanço positivo da participação na Fitur

Além de Espanha e da Croácia, que detém a presidência rotativa da UE, também Portugal esteve em destaque no evento ‘The Future of Sustainability Tourism in The Framework of the EU Green Deal’, que a OMT organizou durante a Fitur. Na ocasião, a secretária de Estado destacou os pontos sobre sustentabilidade inscritos na Estratégia de Turismo 2027.

No segundo dia da Fitur, Rita Marques esteve reunida com a sua homóloga espanhola, Isabel Oliver, num encontro onde decidiram aprofundar a cooperação na promoção externa dos dois países e do turismo nas zonas fronteiriças.

“Não podia fazer um balanço mais positivo da participação na Fitur, um dos eventos mais relevantes do calendário do setor turístico. Portugal continua a ser reconhecido pelo trabalho árduo que tem feito em prol da inclusão e da sustentabilidade. Trabalhamos para continuarmos a ser visitados e experienciados como o melhor destino do mundo”, concluiu Rita Marques.