PCMA lança guia para melhor comunicar em situação de crise

25-07-2018

Uma fraca comunicação em situação de crise pode ter um impacto negativo na reputação de uma empresa ou marca. Por isso, a PCMA – Professional Convention Management Association lançou um guia de comunicação de crise, dirigida aos estrategas dos eventos de negócios, com dicas sobre como comunicar com confiança.

Destacando os factores “resiliência” e “reputação”, este é um guia que pretende auxiliar os envolvidos na organização de eventos, tendo em conta o “papel crítico” de quem tem a responsabilidade de defender a reputação de uma empresa ou marca quando as coisas não correm bem. E isso exige um plano de comunicação eficiente e bem elaborado, já que hoje em dia muito facilmente pode circular uma mensagem errada.

“Todos precisamos de pensar sobre ‘Resiliência e Reputação’ – o que qualquer negócio precisa de ter – e como as construímos para combater qualquer ameaça. O que acontece aos nossos eventos tem um efeito duradouro nas nossas marcas. Este guia ajuda a preparar os organizadores de eventos a garantir uma reputação das marcas positiva e duradoura”, refere Sherrif Karamat, presidente e CEO da PCMA.

O guia recomenda acções, dividas em três fases: pré-crise ou o dia-a-dia do planeamento estratégico; durante a crise – quem lida com isso e como; e o pós-crise – responsabilidades, recursos e recuperação. Também frisa a importância da pergunta “E se…?”, que deve ser feita para assegurar que os planos respondem de forma adequada.

Mais informações em www.pcma.org/crisis.